World Press Cartoon 2009 in Second Life and Real Life

 

Todos os anos Sintra transforma-se na capital do Cartoon. Este ano não é excepção. Sexta feira, 17 de Abril, irá decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a cerimónia de entrega dos prémios do WORLD PRESS CARTOON 2009.  São 10 vencedores de 9 prémios nas três categorias a concurso (Garicatura, Gag e Cartoon editorial) e o Grand Prix, seleccionados de entre 848 cartoons de 428 autores e de 72 diferentes nacionalidades diferentes. As obras premiadas vêm este ano do Brasil, Espanha, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Portugal e Sérvia.

Este ano, este acontecimento irá sair do mundo puramente real… e por todo o mundo será possível contemplar os nomeados e os vencedores. Através duma parceria do World Press Cartoon com a Associação Comunidade Cultural Virtual, a exposição dos trabalhos irá decorrer  no mundo virtual do Second Life, em simultâneo com a exposição que irá estar patente no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, até 14 de Junho.

inauguração da exposição no Second Life irá decorrer amanhã, 16 de Abril,evento esse que conta com a actuação de música ao vivo do cantor português Bruno Santos, conhecido por Orangelife Holmer no Second Life. É deste modo que esta exposição inicia a sua viagem pelo mundo, desta vez iniciando também a viagem numa das mais globais plataformas de comunicação: o Second Life.

No dia 17 de Abril, enquanto que a cerimónia de lançamento decorre em Sintra, iremos acompanhar a mesma pela internet, assegurando a sua transmissão e divulgação dos vencedores. Cerimónia essa que irá finalizar com um concerto de música ao vivo de João Frazão, reconhecido internacionalmente no Second Life, como TB Andel.

De notar como curiosidade, que durante a cerimónia em Sintra, irá ser transmitido um filme em machinima, realizado propositadamente para o evento por Hugo Almeida, aclamado internacionalmente e no Second Life como Halden Beaumont, um dos melhores realizadores de videos na técnica machinima.

O World Press Cartoon 2009 conta com o apoio do Expresso, SIC Notícias, Wolkswagen, Samsung, Estoril Sol e Fundação Portugal Telecom. Para a transmissão e eventos para a internet, conta ainda com o apoio da Associação Comunidade Cultural Virtual. Para mais informações sobre os cerimónia e eventos na internet, poderá consultar as páginas  http://www.worldpresscartoon.com/ e www.accvirtual.org, respectivamente.

Quem pretencer assistir à cerimónia em Sintra poderá tentar ainda inscrever-se, enviando um email com o seu nome e número de telefone para awards2009@worldpresscartoon.com.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: