Aceder ao SL é agora mais fácil com o Direct SLurl

Ontem foi publicada a seguinte notícia no Blog dos Linden:

Como temos discutido várias vezes neste espaço, melhorar a “primeira hora” de novos residentes é um dos nossos principais objectivos.

É importante começar a adaptar a experiência Second Life às necessidades específicas dos nossos utilizadores e reduzir o tempo que levam para aceder e começar a explorar o mundo virtual.

Uma das formas para o podemos encaminhar é analisar a forma como os novos utilizadores estão a encontrar e aceder ao Second Life.
É com esta missão em mente que estamos a lançar o Direct SLurl, um endereço na web que permite que os visitantes “de primeira hora” possam entrar directamente num local dentro do Second Life, como sua primeira localização, clicando num URL do Second Life através da Web, e-mail, etc. Anteriormente, todos os novos moradores eram direccionados para a Help Island na altura do registo, onde passavam pela fase de orientação antes de começarem a explorar o Second Life. Neste novo modelo, num primeiro momento o visitante será direccionado para http://www.slurl.com onde, nessa página, se clicar em “sign up”, e rapidamente se registar, efectuar o download e o login, chegará ao destino pretendido inicialmente. Um rápido tutorial será aberto após a sua chegada inicial.
Todos os SLurls existentes foram activados com a extensão Direct SLurl na Quinta-feira, 17 de Setembro de 2008.
Enquanto o Direct SLurl vai afectar principalmente os novos visitantes, a ferramenta tem vantagens significativas para os actuais moradores também. Por exemplo, se estiveres a hospedar um evento inworld, ele será muito mais fácil de encontrar e atrair os não-residentes, uma vez que podes publicar o seu SLurl num blog, e-mail, etc, e, em seguida, os participantes serão enviados directamente para essa localização .
Além disso, os residentes têm a capacidade de criar e marcar a sua própria página dentro do slurl.com. Quando um novo visitante clica no SLurl, será direccionado para uma página com o seu conteúdo, alargando ainda mais a sua marca(s) inworld para o mundo real.
Embora todos os SLurls sejam activadas no Direct SLurl, as mesmas medidas de segurança e de protecção à propriedade ainda se aplicam. Se a tua ilha é privada e não é acessível à população em geral, continuará a sê-lo, a menos que indiques o contrário. Se um novo usuário tentar aceder a conteúdo privado, eles serão avisados do seu estado e dirigidos para outro local.
É nossa convicção que, tomando medidas para tornar mais fácil que os novos visitantes se inscrevam e comecem a explorar o Second Life, vai melhorar a usabilidade da plataforma para todos. Outras medidas para a experiência de “primeira hora” podem ser esperadas num futuro próximo sendo o Diret SLurl o primeiro, e muito importante, primeiro passo.

Notícia original em http://blog.secondlife.com/2008/09/18/getting-a-second-life-just-got-easier-with-direct-slurl/

5 Responses to “Aceder ao SL é agora mais fácil com o Direct SLurl”

  1. Winter Says:

    A colocação do SLURL em páginas, blogs ou outros meios out-world é já possível há muito tempo.

    Esta medida da Linden não me parece muito viável em termos de melhorar “a primeira hora” de um novo residente. Nas Help Islands e Orientation Islands (agora fechadas) o novo residente tem a ajuda de voluntários que o podem encaminhar nos primeiros passos.

    Penso que esta medida é mais uma forma de agradar aos “amigos” da Linden Lab – como aliás acotnece com o Showcase – e não uma medida efectiva de “melhoria” da primeira hora de novos residentes.

    Aconselho-vos a ler este post http://secondthoughts.typepad.com/second_thoughts/2008/09/slurl-hurl.html – julgo que será esclarecedor.

    Luana: Obrigada por teres publicado isto. É sempre útil estarmos informados destas “coisas” dos nossos queridos LoL😉

  2. TP Says:

    “Penso que esta medida é mais uma forma de agradar aos “amigos” da Linden Lab – como aliás acotnece com o Showcase”
    Desculpa Winter mas o Halden tem um video no Showcase da Linden Lab e garanto-te que esse processo de “amizade” não aconteceu está lá por merito proprio como aliás se pode constatar pelo seu trabalho.

    Acontece que embora consciente dos riscos concordo com esta medida por parte da Linden Lab.

  3. Fokas Greenwood Says:

    Estamos a falar de batatas?
    Não existe nenhuma proposta ou alternativa…falada e discutida?
    E se em vez de falar com palavras de 50 cêntimos…que tal falar começar a falar com um sorriso a valer?

  4. Afro Says:

    Olá,
    antes de mais, obrigada linda Luana, pela tradução que fizeste do post. Está óptima!😀

    Na verdade se calhar nenhum de nós iria reparar nisso…se não tivesse sido publicado, mas sim, para bem ou para mal vem “revolucionar” mais um pouco do SL. Porque apesar de os slurls existirem há muito e estarem espalhados por todo o lado, no máximo quando um potencial residente lá clicava, abria uma página de registo e ia “cair” juntamente com outros newbies nas antigas OI ou mais recentemente nas Help Islands. O deixar cair as OI já tinha sido um “passo” dos LoL para aligeirar a entrada de residentes…e esta é mais uma medida. A meu ver traz muitas vantagens e algumas desvantagens. Desvantagens porque possivelmente estes novos residentes se entram num local sem orientação e sem ninguém, possivelmente continuam a perguntar-se “O que é isto?” e saiem.
    Mas na verdade acredito que já acontecesse isso nas OI e nas HI, por isso… para quem coloca à disposição Slurls, seja para eventos, festas, conferências, ilhas ou o que mais seja é óptimo haver um processo “simplificado”. E quem sabe se facilita mesmo a entrada de residentes. Tás a navegar na web, vês um evento que te interessa, clicas lá, fazes um registo (normal em qualquer site que possas ver) e depois entras naquilo que queres ver, sem ter de perceber o que é o SL, como te mexes, e muito menos usar o search que quando percebes como funciona já acabou o que querias ver. Sim, pode parecer um exagero mas acredito que se tenham perdido muitos potenciais residentes assim… Claro que não facilita em nada a mentorice. Deixas de ter os newbies todos nas HI e passas a tê-los espalhados pela grid…mas enfim…a ver vamos. Eu continuo na minha, e agora mais que nunca, que cada evento noticiado na net tivesse pelo menos um mentor alocado para ajudar quem aparece. Ainda me lembro do stress que é ajudar alguém numa festa cheia de gente…e nem era eu que a estava a organizar…
    ps. Mas acho que correu lindamente, não foi linda ;)?
    Por isso apenas digo que veio facilitar a vida de alguns, dificultar a de outros, mas a nível geral pode facilitar a entrada pelo menos de novos residentes. Nem que só assistam a um evento, e voltem dias ou meses mais tarde…😉 Claro que continuo a preferir que os avatares entrem no SL em ilhas dedicadas e com toda a info adequada às suas necessidades e língua. Mas não sendo isso sempre possível como todos sabemos, e vemos isso porque os mentores não chegam a todo o lado e a todas, prefiro que entrem directos no que querem ver, do que se percam para o SL em 5 min. Além de poupar tempo a quem já está de encontro marcado com um/a namorada😛

    Win, vi o post mas não me trouxe muito de novo … e os problemas do SL não serão só estes claro. Por mim os slurls sempre funcionaram, quer directos quer os que construí… e como estou a criar mais dois para as novas ilhas, daqui a nada ja podemos testá-los😛 E não considero o showcase um “clube de amigos dos LoL” … por muitas listas de locais SL que existam (inclusive as minhas), prefiro que seja quem de direito (os donos da plataforma… LoL a seleccionar de todos locais que lhes enviamos, aqueles que consideram ser um exemplo a ver. Afinal quantos de nós não passámos pelo menos por um dos locais do Showcase?😉

    ps. desculpem o testamento…mas se tivesse sido eu a colocar o post se calhar teria logo dado a minha opinião…assim fica mais News e vai mesmo como comment🙂

  5. Winter Says:

    Só agora reparei nas respostas. As minhas desculpas pelo atraso🙂
    TP: Não duvido que, tal como Halden, outros estejam no Showcase por mérito próprio. No entanto, se por acaso reparares melhor existem uma série de locais no showcase que pouco ou nenhum interesse terão. Estão lá porque?
    Afro: A Prokofy Neva é por si só polémica, ams alerta para várias políticas menos transparentes. Não concordo com ela em muita coisa mas que faz o papel de de abre-olhos muitas vezes é indiscutível.
    Quanto ao caso dos newbies, a minha peocupação não é isolada. Se leres o Digest dos Mentores verás que existem mais colegas preocupados com isso. Estão à procura de soluções o que acho óptimo. E, como tu dizes, os Mentores não chegam a todo o lado e ter um mentor em cada evento a acontecer no SL (dezenas ou mesmo centenas em simultâneo) é impraticável.
    Apenas julgo que atirar um novo residente às feras nos primeiros minutos vai diminuir a taxa de retenção que é, afinal, o que a LL quer evitar.
    Mas isso são políticas e não tenho nada que ver com isso. Afinal estou no Sl para me divertir e não para andar preocupada como os LoL gerem a plataforma.
    Tudo quanto disse é uma mera opinião pessoal e não pretende atacar ninguém.
    Beijokas a todos e façam o favor de ser felizes🙂


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: