O Guincho no Second Life

Saudações,

Tenho o prazer de vos apresentar de antemão, já em fase de construção, a praia do Guincho – Cascais recriado dentro do Second Life. Esta é mais uma referência de Portugal de sitios que tanto nos encanta tanto pela sua riqueza paisagística como riqueza histórica.

Banhadas pelo Atlântico, as praias mais atraentes encontram-se ao sul de Lisboa, no Alentejo, e na costa ocidental do Algarve, dentro do parque natural e a Costa Vicentina. A lista das praias de louvor é enorme mas o que quero destacar aqui é o Guincho, praia da Cremisna, Fortaleza do Guincho (Bateria das Altas) e a praia da Água doce.

A praia da Água Doce, mais conhecida como a praia pequena do Guincho, é um pequeno nicho de areia entre a praia da Cresmina e a grande praia do Guincho. A sua localização torna-a abrigada dos fortes ventos que por vezes fustigam as praias vizinhas. Outro dos atractivos é a existência de uma pequena piscina oceânica cuja utilização, por não ser vigiada, exige toda a prudência e chega mesmo a ser impossível em horas de maré-cheia. Não sendo servida por instalações de apoio próprias, esta pequena praia beneficia da proximidade de esplanadas e restaurantes que servem as praias próximas. A Estrada do Guincho, aliás, tem vários restaurantes de gama alta que aproveitam as vistas sobre o mar. O acesso a esta pequena praia é feito através de uma escadaria que liga ao parque de estacionamento no topo da falésia. Este parqueamento serve também a praia grande do Guincho.

Sendo uma das praias mais famosas e populares de Cascais, é um local frequentado por familias, Jovens e por muitos desportistas, já que a praia do Gincho é um dos locais mais destacados para a prática de actividades como o Surf, Windsurf e Kitesurf. É uma praia extensa de areia fina e dourada. As suas águas são cristalinas, por vezes frias mas agradáveis e com ondulação constante. O nível de ocupação em Julho e Agosto é muito elevado.

É um local de lazer em toda excelência com uma paisagem de belíssima raridade que nem os constantes ventos que se fazem sentir afastam de todo os seu frequentadores e turistas.

Anteriormente chamada Bateria da Alta (Hotel do Guincho ou Fortaleza do Guincho) uma de muitas fortificações marítimas da costa de Cascais. Em suma o que é hoje o Hotel do Guincho nem sempre o foi, vejamos então alguma história sobre a Bateria das Altas:

Em 1762, no contexto da Guerra dos Sete Anos, Portugal esteve à beira de entrar em guerra com Espanha, pelo que D. José ordenou uma reforma do exército, dirigida pelo Conde de Lippe, que incluiu o “(…) reforço da defesa terrestre e marítima do Reino.”. Para reforçar a defesa da barra do Tejo, a Coroa mandou edificar quatro fortalezas na linha de Cascais, a de Catalazete, em Oeiras, e as Baterias de Crismina, Galé e Alta, no Guincho.

Apresentando planimetrias semelhantes, a estrutura destas baterias correspondia a um corpo angular, com parapeito e plataforma, atrás da qual foi edificado o paiol e o espaços dos aquartelamentos.
Com o final do conflito, estas fortificações perderam as suas funções militares, sendo progressivamente desactivadas, até que nas primeiras décadas do século XIX apresentavam “sinais profundos de arruinamento”.

Durante as Guerras Liberais, em 1831, D. Miguel ordenou que fossem realizadas obras de reparação nas três baterias, de modo a que pudessem receber novamente peças de artilharia e as respectivas guarnições. Com a vitória das tropas de D. Pedro em 1833, as fortalezas são novamente desactivadas e votadas ao abandono.
No final do século XIX, as baterias foram “desclassificadas como fortificações militares” e vendidas em hasta pública. A Bateria da Alta foi praticamente destruída, e no seu lugar foi edificada uma unidade hoteleira, o Hotel do Guincho, inaugurado em 1959, “que da antiga edificação pouco aproveitou”.

Fontes:

*Catarina Oliveira – GIF/IPPAR/ 4 de Maio de 2006

*Site da Fortaleza do Guincho

*Site da Câmara Municipal de Cascais

*Informação dispersa na internet

Onde se encontra no Second Life? Utopia Portugal VII – SLUrl http://slurl.com/secondlife/Utopia%20Portugal%20VII/172/249/42

Posted in SL. 3 Comments »

3 Responses to “O Guincho no Second Life”

  1. Elora Says:

    E agora eu n faço a piada óbvia sobre guinchar, boa?

  2. ElectroescadaS Says:

    Fica exactamente onde menina Naima? É que ando às voltas e não encontro…😦


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: