Olhares nos Alhures6

Ontem, dia de chuva na RL, encontrei mais uma vez o Casimiro.

Desta vez no metro do Marquês, bem disposto… malinha na mão, a caminho do call-center onde trabalha.  – Fokas, amigo…tás bom?? La vie en rose??? Tás com bom aspecto! – Sim Casimiro, tudo bem…(tirando a minha ligação à net que funciona muito mal.. mas como o Casimiro não vende o Meo coiso… fiquei calado) – Fokas…já sabes da nova campanha? Vamos bombar o mercado! Temos o produto mais revolucionário disponível em Portugal. Esta cena vai mudar!

– Sim…tá  Casimiro…vamos todos pra melhor …O Casimiro parou um momento, ajeitou a gravata vermelha e disse-me  com o seu ar sério. – Fokas…nunca pensei que o apodrecimento das sociedades tivesse uma cara tão visível. Já leste o Walter Benjamim?  É que precisas man… de ler um gajo como tu que andou sempre à procura da experiência perdida! Olha.. tenho que ir …a sério vê se apareces… a Blimunda tem saudades de te ver.- Tá Casimiro…fica bem…Bjs para ela!!! E eu a pensar na Blimunda… Será que ela alguma vez conheçerá o TP e será que ainda poderão ter um filho?

Transcrevo um trecho de um tal de Karl Marx numa carta sua, a Paul Lafargue (que era mestiço! e que mais tarde foi seu genro..),  senhor que durante  muitos anos idolatrei e “mais tarde tentei infrutiferamente encontrar a prova que este cavalheiro, sofria como muitos de nós, de princípios e de honra…” Eu sei que os tempos são outros, sim…mas para a mentira ser segura e atingir profundidade… tem que trazer à mistura qualquer coisa de verdade…

Cito o escrito em resposta a uma solicitação de Lafargue para sair com a filha de Marx :
“Não pense o senhor que eu tenha alguma coisa contra os mestiços, mas deve compreender que a minha filha é uma senhorita decente e honesta, acostumada a relações formais e estabelecidas nos países civilizados. E temo que a excessiva paixão de países mais quentes e de maior promiscuidade que na Europa possam chocá-la e atentar contra o seu natural recato”.
Sem comentários.

 

Posted in SL. Tags: , , , . 1 Comment »

One Response to “Olhares nos Alhures6”

  1. O Mestiço « Fokas’s Weblog Says:

    […] Olhares nos Alhures6 […]


Leave a Reply

