O comentário que antes de o ser, já era.

 


Enquadramento

Durante a  tarde, vejo um post no Blog de Portucalis. Mais tarde, um novo post dum outro autor do blog, que até pareceu ser um ataque a outros autores do mesmo blog. E na verdade, entre comentários seguintes que ajudavam a colocar “panos quentes” sobre o assunto e outros que tentavam chamar à razão o autor do mesmo, eu própria construí o meu. A expressar a minha opinião pessoal, independentemente de quem fossem os intervenientes, os amigos, todos. Mas quando estava para fazer Publish…azar foi-se a net. Do outro lado, quando retorno online, venho a perceber que alguém andava a apagar comentários desse post. Bem. Com ou sem explicações, a situação tornou-se incontornável  e a mal ou bem,  lá acabou por ser resolvida entre os donos do blog. Agora isso não me impede de me preocupar. E já que não consegui comentar lá, ao menos que aqui (onde sou a Deusa)  possa expressar a minha opinião, sabendo que mesmo podendo ser atacada, ninguém me apaga. Afinal todos os envolvidos são autores neste blog. Todos são Taguenses. Por favor… pensem naquilo que vos vou dizer a TODOS…. e não me levem a mal. Agradecia que todos continuassem taguenses e autores aqui (afinal aqui podem estrebuchar à vontade, que as regras são impostas por mim e eu deixo). Afinal entre amigos existem sempre opiniões divergentes, e muitas vezes em grandes grupos, pessoal que não se pode ver nem à lei da bala. Mas que mantêm sempre um pé na terra, e continuam amigos dos respectivos elos de ligação que não se deixam envolver em demasia nas disputas.

Nota: abaixo leia-se sempre que falo em “este blog”, tou a referir-me ao blog de Portucalis e não ao do Tagus.

Comment:

“Onde é que já li isto?:

“Bem….tenho tado pr aki a ler e nem ia dizer nada. Não é meu costume entrar em guerras, sejam de que tipo for…”

Mas aproveito para dizer que:

– gostava (opinião pessoal, claro) que este blog não fosse usado para conversas deste género, que só destabilizam e não levam a lado nenhum;

– vejo o blog de Portucalis como um blog quase “institucional” e uma porta de entrada no SL para mtos (e se fosse interessado, não ia gostar de ler este tipo de guerras e guerrinhas aqui…)

– sou amiga da Cat, da Summer, do Nuno, da Marg… e sinceramente gosto e quero continuar a sê-lo. Sim, é possível viver sem grandes divergências mesmo que os nossos amigos “não se dêem”. Acontece-me isso na RL, e pelos vistos, agora também no SL.  Basta não entrar directamente em conflitos e saber que água e azeite não se misturam.

Por isso concordo com os últimos comentários. E junto-me às vozes que preferem que o blog de portucalis esteja “imune” a posts e comentários que suscitem bate-boca, caubouiadas e guerras abertas entre amigos e residentes… Porque divergências entre grupos de amigos existem sempre, entre amigos também e entre antigos amigos também… Será possível andar sempre a lavar roupa suja aqui..porque não usam outro espaço????

ps.

[“Se for preciso, ofereço o Blog do Tagus (como um blog “isento”) para que possam continuar a conversa… todos sabem que é um Blog aberto a tudo e mais alguma coisa, por isso…”

e

ps. para resolver desavenças in e off  world (não é que as haja sempre) que tal, em vez do futebol ou ping pong, uma noite de luta na lama?… ih ih sempre era mais fixe para a assistência…”]

(onde é que já li isto??)))

ps2. entretanto vim a descobrir que JÀ EXISTE luta na lama no SL. Elora e Blue, sff a landmark ou slurl para a próxima vez informar convenientemente quem andar à turras aqui.

 

Talvez este seja a inspiração que me faltava para finalizar a minha opinião/comentário sobre amigos e comunidades SLinanas e RLianas.

56 Responses to “O comentário que antes de o ser, já era.”

  1. Winter Says:

    Afro, obrigada por este post. De facto tudo quanto já tinhas opinado tem toda a razão de ser e Portucalis é de facto um blog institucional onde, a partir de hoje, qualquer lavar de roupa suja não será permitido.

    Conforme expliquei em post que fiz, a decisão foi EXCLUSIVAMENTE minha e não pedi autorização a nenhum dos Portucalenses para o fazer.

    Adoro vocês todos, sei que existem divergências entre pessoas, é normal quando existem grupos e pessoas apaixonadas pela vida nos mesmos. Somos todos humanos e sentimo-nos porque quem não se sente não é filho de boa gente.

    Não deixei de ser amiga do Nuno por causa disto, como já anteriormente não tinha deixado de sentir amizade por outras pessoas que estavam no meio de querelas apesar de ter havido um afastamento natural.

    Não posso deixar é que aquele tipo de situações se voltem a repetir e não o disse em Portucalis, mas vou dizê-lo aqui que qualquer tipo de ataques directos ou indirectos seja a quem for colocados em forma de post ou comentário (e que passem as raias do razoável e do cívico) serão apagados por mim.

    Portucalis não é cenário de guerra nem deixarei que o seja.

    Um beijo enorme para todos vocês e mais uma vez renovo o pedido de desculpas aos comentadores por terem desaparecido os vossos comentários, mas o bom senso assim me levou a agir.

  2. Summer Wardhani Says:

    Blue… tázaver KEM é a MELHOR mana do mundo agora ? sem kualker desprimor para a El obviamente… mas factos são factos, hehehehe

  3. Fokas Says:

    Pois…Como a sensibilidade e o bom gosto (para pegar numa observação feliz utilizada num post anterior pela Afro) estavam a ser largamente ultrapassados… e apesar de não concordar totalmente com a Milady sobre os seus limites da tolerância entendo a sua posição pragmática à boa maneira inglesa…Assunto encerrado!

  4. cat magellan Says:

    O que tem piada é o Nuno ter sido expulso por ter escrito um único texto no qual contava a história da sua entrada no blog. Como esse texto me referia e ao Geta, em seu devido tempo logo colocarei um post sobre o assunto.

  5. Elora Says:

    Pois, Cat, compreendo que não vás ao blog todos os dias, mas não apanhaste nem um terço da história, para além de, obviamente, te terem escapado uns quantos posts. Também já percebi que gostas de ter a última palavra, pelo que não te vou responder a seguir.

  6. Blue(Angel) Says:

    Summer,

    a verdade das verdades é que nós as quatro somos as melhores manas do mundo nos respectivos parentescos que criámos. Não tenho a menor das dúvidas que no lugar da Winter qualquer uma de nós as três (tu, Elora ou eu) teria agido da mesmissíma maneira.

    Quanto ao resto concordo com o Fokas!!!

  7. Imso Says:

    Continuamos a ter pessoas que têem a mania que o seu umbigo é maior que o dos outros.
    Cat, para teu desengano, foi o próprio do Nuno que apagou os comentários, e essa foi em ultima instancia a razão pela qual saiu do blog…aliás, o post esteve exposto o dia todo, apesar da provocação não foi apagado…de qualquer maneira, e como tu não perdes uma oportunidade para dizeres ao mundo que existes, podes bem aproveitar esta. Aliás apenas o Nuno te mencionou a ti e ao GETA. Já deixãmos de o fazer, já deixámos de responder no GETA para evitar guerrinhas desnecessárias, mas pelos vistos tu ainda não percebeste isso e teimas em continuar a senda.
    Já parávamos não?
    Há espaço para todos sem termos que nos agredir constantemente.
    Além do mais, o blog Portucalis quer-se um blog institucional, e o seu criador é o M2, pessoa que continua a prezar a tua amizade, a comentar o teu blog, e a não entrar em qualquer tipo de confusão.Quanto mais não seja o teu respeito pelas pessoas que fazem parte do grupo e que não tiveram querelas ou razões de queixa contigo, não to merecem…
    Quanto ao resto podes sempre fazer o favor de dizer o que tens a dizer nos bloguies pessoais de cada um…podes seguir o link do meu no de Portucalis, e aí sim dizeres o que quiseres…Lá estarei para te responder sem o peso das institucionalidades que quer o Portucalis, quer o GETA pressupõem e que devem ser respeitadas.

  8. cat magellan Says:

    Elora, isto tem alguma coisa a ver contigo? Nós conhecemo-nos para achares o que quer que seja sobre mim? mas podes ter a certeza que, embora não vá lá todos os dias, li os posts todos, incluindo os comentários, quer no post da Summer, quer no do Nuno (que tenho cópia, já que ele mandou para o email do Geta).

    Imso, trata-te desse teu problema de complexo de perseguição em relação a mim. Isto não é nem o Geta nem o Portucalis, que eu saiba.

  9. cat magellan Says:

    Ah e para que fique bem claro: “apenas o Nuno te referiu a ti” mas como foi no blog Portucalis, para mim é o blog Portucalis a referir.

  10. Imso Says:

    sim sim…eu vivo para te perseguir…
    tu é que falaste de um post porque o post…etc etc…depois eu é que tenho complexos…enfim

    e se ele mandou, está lá a história toda…espero..é que cópias, existem em todos os lados e de todas as coisas.

  11. pedroferreira Says:

    Bem amigos acho que vou mudar o nome do blog para “aldeia da roupa limpa” pelo menos usem xau, lava mais branco😉

  12. Miguel Says:

    Para quem nasceu no outro dia diria que estás muito bem informada Elora lol. Há conversas que devem ficar apenas entre adultos…

    Imso, se perdesses um pouco de tempo a olhar à tua volta eras capaz de ficar surpreendido com o tamanho do umbigo que tens ao lado. Quanto ao resto, concordo plenamente contigo e é com agrado que registo que reconsideraram o vosso posicionamento porque as respostas que deram ao Nuno esta tarde foram simplesmente inacreditáveis, a todos os níveis e, sobretudo, pel'”o peso das institucionalidades que quer o Portucalis, quer o GETA pressupõem e que devem ser respeitadas.” (Faz o que eu digo, não olhes para o que eu faço…)

    Nota: Afro, peço-te desculpa por este comentário mas a forma como a cat é/foi atacada faz com que não possa deixar passar estas referências em claro. E por aqui me fico quanto a comentários anódinos…

  13. Elora Says:

    Caro Miguel:

    Disse que não respondia à Cat e não vou responder. Mas respondo-te a ti. Nunca ninguém falou comigo sobre coisa nenhuma e o que sei dos vossos inacreditáveis diferendos resulta do que leio nos comentários dos diversos blogues e apenas desde que nasci. A minha resposta inicial à Cat tinha mesmo como objectivo alertá-la para o facto de não ter havido apenas um post, mas sim uma catrefa deles. Porque é que me meti aqui e não em Portucalis? É que, eu sei que sou nova e insignificante, mas faço parte do painel de autores aqui. E agora vou deixar-te, a ti também, ter a última palavra. Diverte-te e voa baixinho.

  14. Ana Lutetia Says:

    Como sabem não me meto em confusões e não dou troco a provocações… Mas tudo tem limites!
    (Já agora, quem é a Elora? Uma alt, só pode.)

    Então, é assim:
    O Nuno foi convidado a escrever no GETA e pediu-me a sua opinião sobre o convite que a Cat lhe fez. A questão do Nuno faz todo o sentido tendo em conta que o Nuno já vai no seu terceito avatar (que eu conheça) e o primeiro que conheci está na minha lista de mute e até foi banido de Portucalis (na altura) devido a atitudes muito idiotas que teve para comigo e para com a Winter. Passado algum tempo, o Nuno criou novo avatar e falámos. Ele pediu desculpa por todas as suas atitudes e eu resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade. Presumo que o mesmo se tenha passado com as outras pessoas que as suas atitudes afectaram.
    Quando o Nuno foi convidado perguntou-me o que eu achava. Eu torci o nariz à ideia mas tendo o convite sido feito pela Cat e porque seria interessante termos a visão de um scriter, achei que poderia vir a ser interessante. Passado algum tempo, o Nuno conta-me que foi convidado para escrever no blog Portucalis e o que eu achava de escrever em ambos. Aí eu disse-lhe que me parecia muito incorrecto escrever em ambos em blogs e expliquei-lhe sumariamente o porquê. Entretanto, vim a saber que após ele ter aceite o convite para escrever noutro blog sobre os mesmos assuntos que iria escrever no GETA, o convite para o GETA ficou sem efeito embora, aparentemente, o Nuno não tivesse compreendido assim.

    Eu não li o post original, no blog Portucalis, porque é um blog que não leio.
    Num blog institucional não deveria haver lavagem de roupa suja – concordo. Mas, no entanto, este tipo de posts não são inéditos…

    Mas, uma coisa vos digo a todos: a Cat deve ser mesmo uma gaja muita boa para ser tão criticada/invejada/whatever…

  15. Ana Lutetia Says:

    Imso, não me parece que o GETA seja um blog institucional… Se fosse, qual seria a instituição?

    Elora, quando se tomam partidos devemos sempre conhecer os dois lados da história e as várias faces da moeda. Acho estranho tomares um partido baseada numa parte pequena da história. Pequena porque estas guerras antigas envolvem várias pessoas, eu incluída porque também fui afectada por tudo o que se passou, que me fizeram passar e que tive que assistir.

    @todos,
    não percebo como é que ainda se fala em comunidade portuguesa…

  16. M2life Says:

    Vivo numa aldeia e por isso perto de minha casa ainda há tanques públicos. Nunca os usei e podem ter a certeza que nunca os usarei: prefiro gastar mais água, enfiar a roupa na máquina e esquece-la.

    Se quiserem, leiam este comentário como um esclarecimento. Tive ontem oportunidade de dizer que só à noite ao chegar a casa me apercebi do que aconteceu. Depois li os mails e tinha um do Nuno (que suponho foi o publicado) e um outro de outra pessoa que não faço a mais pequena ideia se chegou a ser publicado ou não. Pelo que li, é óbvio, Cat, que não foi por o teu nome e o do geta ser referido que a Winter expulsou o Nuno do blogue e cortou os seus textos e comentários relacionados. Aliás, Cat, conheces a Winter tão bem quanto eu e sabes perfeitamente que ela nunca tomaria a atitude que tomou por um motivo desses. Por isso lhe dei todo o meu apoio.

    Eu falo com o Nuno todos os dias (até mais out-world que in-world), tenho com ele uma excelente relação e ontem à noite fiz questão de lhe dizer ‘pessoalmente’ que apoiava a decisão da Winter e porquê. E isso não criou mais nenhuma guerra, nem mal-entendidos, nem corte de relações. Aliás, e para terminar, posso dizer publicamente que até estamos a estudar a viabilidade de um pequeno projecto de trabalho entre os dois. No entanto, e devido às dificuldades técnicas do projecto, até pode ser que ele não veja a luz do dia. Se isso acontecer iremos pensar noutro.

    E sobre este assunto nada mais direi. Criem polémicas saudáveis (e lembro-me de algumas até alimentadas por mim no geta e as provocações cumplices à Analu ehehehehe que nem de propósito deixou um comentário antes de mim).

  17. Imso Says:

    Vocês podem considerar o meu umbigo do tamanho que quiserem, e eu falo por mim próprio, muito obrigado. Não tenho necessidade de defender pessoas que têem a sua identidade própria e se podem defender a elas próprias. Continuo a não entender a necessidade que há de vir lavar roupa suja, mas enfim, as atitudes ficam com quem as toma. Eu não tenho tomado a iniciativa de entrar em diálogo a não ser para exercer direito de resposta.
    É fácil ter a visão de apenas um dos lados, mas se pensarem bem, vocês sabem tão bem como nós o quão dificil determinada personalidade pode ser e os problemas que já causou inclusivé a vocês. Quanto ao terem a mania dos ataques, eles nem sequer existem, já deixei de vos dar importância a nivel pessoal. As pessoas têem o valor que têem, e esse não se lhes tira, e eu não sou estupido ao ponto de achar que tudo o que vcs fazem está mal feito. Não ignoro o bom trabalho das pessoas, apenas porque tenho uma má relação com elas. Também não gosto do Pinto da Costa, e no entanto acho que ele é o presidente que melhor defende os interesses do seu clube…Nem tenho vindo a publico dizer mal do que vcs fazem ou do que acho que são incogruências vossas. Elas se existirem (e a opinião é de cada um), serão vossas e eu já me deixei de guerrinhas. A unica coisa que fiz foi vir a terreiro dizer que queremos paz na nossa casa, e que não nos vamos meter na vossa, e continuo a não entender a vossa necessidade de vir a terreno com esse tipo de afirmações, quando a unica pessoa que vos mencionou foi a pessoa que vocês agora defendem, ou whatever.
    Volto a frisar que fiz um comentário no sentido de pararmos com estas guerrinhas estupidas que não levam a lado nenhum e só desgatam toda a gente, e será essa linha que vou manter.

    Se quiserem considerar isto um ataque, na linha do quem não se sente não é filho de boa gente, estão à vontade, mas a minha proposta continua a ser a que defendo já há algum tempo. Não se metam na nossa casa, que nós não nos metemos na vossa, e aliás, daqui para a frente tudo o que possa ser entendido como tal será imediatamente removido do blog Portucalis.

    Aqui e como a casa não é minha, apesar de também ser um dos participantes no blog, deste assunto não ouvirão mais uma plavra, porque para haver discussão são precisos dois ou mais, no sentido precisamente de tomar a direção que vos sugeri…é certo que este blog é neutro, e como diz a Afro aberto a todas as participações, portanto e correndo o risco de me repetir, no que diz respeito a este assunto estamos conversados.

    Recorrendo à imagem que a Ana Lutetia utilizou, o meu nome è Obscure, eu até passo meio despercebido, e sou um tipo sem importância, e provávelmente o Gaia Bosch nem sabe que existo, mas tb devo ser importante, pela necessidade de cada vez que escrevo alguma coisa, virem todos bater no ceguinho.

    Li e reli o meu comentário, e acho que não ataquei ninguém, e que ele vai apenas no sentido de nos ignorarmos mutuamente, e parar com estas cenas que acho particularmente estúpidas.

    Façam o favor de ser felizes.
    I rest this case.

    Nota-Demorei alguns minutos até postar esta nota…Tal como no GETA foi feito um post sobre o orgulho de ter duas avataras com direito a capitulo ( os meus parabéns sinceros ), também eu gostaria de ter postado no nosso blog o orgulho de Portucalis tambem ter direito a um capitulo no livro do Gaia Bosch. No entanto não o fiz, com receio de ser considerado um post de toma toma. Permitam-me o terreno neutro para dar também os parabéns à equipa que tenta fazer todos os dias de Portucalis aquilo que é.

  18. Winter Says:

    Só para esclarecer os motivos que levaram a banir o Nuno do blog de Portucalis:

    – Apenas tomei a decisão de o retirar do blog porque os comentários ao post dele foram apagados pelo próprio (excepto os da Cat) coisa que não admito num blog do qual faço parte (reitero a minha afirmação de decisão unilateral neste assunto, sem conhecimento de qualquer outro portucalense)
    – Guerras e lavagens de roupa suja não acontecem ali ponto final. Conforme disse no post Encerramento, quem quiser lavar roupa suja, crie uma lavandaria (leia-se blog) para o efeito

    – A minha amizade pelo Nuno mantém-se e temos vindo a conversar ao longo de todo este processo como amigos que somos, sem quaisquer ressentimentos what so ever.

    Fico surpresa que por causa do “despedimento” de um blogger se levante tanta polémica, que haja tanto “arrastar na lama”, que se levem a sério frases e alegações de alguém (de quem, volto a repetir, sou amiga) que terá alguma descompensação a nível emocional e que facilmente se exalta sem razões aparentes.

    O Nuno continua a poder contar com a minha amizade independentemente das reacções que tem. Os amigos são para ser aceites como são e isso para mim é ponto assente. Digo o que não gosto, tento ajudar (ou não), espero que os meus amigos tenham o mesmo comportamento comigo e que me aceitem com mau feitio, quando grito, quando rio quando choro.

    Somos todos adultos e supostamente com uma inteligência acima da média. Como é possível deixar-nos levar por uma catadupa de emoções superficiais e não pensadas e dar origem a relambórios intermináveis que só magoam quem os faz e quem os lê?

    Perdi amigos along the way com muita muita pena minha. Entristece-me que as pessoas se afastem, misturem tudo, baralhem os seres individuais em prol do colectivo.

    Meus amigos cada um de nós é como é. Respeitem isso. Quem não gosta não come, já dizia a minha avózinha. Mas esmagar a comida que não se gosta para mais ninguém ter vontade de comer não me parece bem com tanta gente esfomeada que por aí anda.

    Nâo irei responder a qualquer comentário após este.

    Façam o favor de ser felizes

  19. Elora Says:

    Ena a Ana Lutetia! Epá ontem vi-te no lançamento do livro do Gaia e estive quase a pedir-te um autógrafo, sou super fã do teu blogue! E votei em ti para Avastar quando apelaste à Comunidade Portuguesa! Parabéns pelo segundo lugar!
    Bom, voltando ao teu comentário, não sou uma alt. Sou gorda, mas ainda não sou duas. Mas já fui acusada de sofrer de distúrbio de personalidade múltipla, especialmente quando afirmo ser na RL um jogador do Varzim de nome Manel Zé, possuidor de farto bigode.
    Sobre o tomar partidos, eu sou Bartender, percebo mesmo é de tomar bebidas, mas como é para ti… Acho possivel discordar de alguém num determinado ponto sem ter de se tomar o partido oposto. Eu não me estou a basear numa pequena parte da história, mas sim na novela que se desenrolou no blogue Portucalis e do qual fui espectadora atenta. Não sei a história, mas vi a novela toda e acho que tenho informação para discordar de alguém que claramente não viu os episódios todos e se está a basear num qualquer prólogo bolorento. Bom, e agora, depois de ter tido o prazer de me dirigir à grande Ana Lutetia, vou deixar-te ter a última palavra e não te responderei mais. Ah e não te preocupes que eu não vou achar que o próximo personagem diferente que mencionar o meu nome é um alt teu. Beijinhos (IM me in world se decidires mandar-me um autógrafo.)

  20. Russo Says:

    Era para não postar nada sobre este assunto, mas foi mais forte que eu.
    1º gostava de salientar, que não tenho qualquer intuito de tomar parte seja de quem for, até porque não conheço toddos os contornos da questão, nem quero conhecer sinceramente.
    Quem me conhece, sabe que eu ando no SL como um espirito livre e errante, dou-me com uma data de grupos diferentes, (hoje tou em portucalis, amanha em Lisboa, no dia a seguir no Porto, num outro em Portugal central, num outro no meio dos Americanos) porque para mim essa é a grande virtude do SL, poder conviver (conhecer e partilhar vários tipos de situações) com uma grande diversidade de pessoas.
    A minha vivência, mostra que este tipo de “troca de galhardetes” não leva a nada, nascem de desentendimentos (devido a perspectivas diferentes), e são como bolas de neve, vão crescendo pelo caminho, as perspectivas ficam cada vez mais divergentes e cada parte defende defende cada vez mais a sua perspectiva acerrimamente, elevando o desentendimento ao nivel do problema (que na realidade é pseudo problema).
    Pois para mim é completo despedicio de tempo e energia, aproveitem esses recursos e canalizem-nos para os verdadeiros problemas.
    Um exercicio que faço muitas vezes,qundo me deparo com dificuldades, é considerar várias perspectivas sobre o assunto para além da minha, é enquadrar a situação numa “bigger picture”.
    Uma vez um amigo meu, veio lamentar-se, dizendo que a vida nunca lhe corria bem, que era triste, um azarado à face da terra, ao que respondi “tens a certeza que és azarado? olha que eu acho que és um privelegiado”, o resto da conversa levou-me a escrever um texto do qual deixo aqui um excerto.

    “Hoje escrevo por causa de outro amor, o amor ao “proximo”, que deve ser entendido, no sentido lato, o “proximo”
    são todos os seres humanos.
    Vivemos num modelo de sociedade muito complicado, valores e principios de cariz humano, são substituidos, por materialismo, por egocentrismo, pelo bem estar individual.
    O poder do dinheiro é Rei, dictatorial, e em nome do progresso parece valer tudo.
    Não vou ser hipócrita e dizer que não gosto dos “luxos” que a civilização me proporciona, claro que gosto, mas simplesmente não aceito que seja à custa da destruição indescriminada
    do planeta terra, não aceito que seja à custa da miséria extrema dos outros.
    Na sociedade de informação em que vivemos, todos os dias somos confrontados, com estas realidades, crianças que morrem de fome, crianças que morrem por falta de medicamentos básicos, crianças que morrem por falta de água potável,
    crianças que nunca chegam a ter uma oportunidade de viver sequer.
    Isto à custa do enriquecimento e do progresso dos países mais ricos do mundo, não é aceitável de nenhuma forma, que para maior comodidade e bem estar material, de alguns, se deixe estas misérias extremas acontecer a milhões de pessoas.
    Não posso acreditar, que o Homem teve milhões de anos de evolução, para chegar a este ponto, para perder a verdadeira essência da natureza humana.
    Isto não é civilização, isto é um crime que não pode mais ser perpetuado.
    A maioria das pessoas opta pela saída fácil, ignorar, olhar para o lado, mas será, que alguma vez, se puseram na posição hipotética de ter nascido uma dessas crianças, de nunca ter tido uma chance na vida, de nunca sequer ter tido a hipotese de um futuro digno.
    Na vida, somos abordados por amigos, familiares, conhecidos, que nos procuram, quando tem problemas, algumas vezes são problemas sérios, graves, e nós lá, estamos para ajudar na medida do possivel, mas quantas vezes, vimos pessoas chegadas a nós, a autovitimizarem-se, a ir por caminhos depressivos, por problemas menores, gerados apenas pelo facto de não se atingir
    aquele objectivo, aquele “aquele padrão da sociedade”.
    Será que essas pessoas já pensaram que na verdade são previligiadas, que tem as bases e os meios, para poder vingar na vida, tem a hipotese de tomar decisões, o poder de escolher o seu futuro, e que centenas de milhões não tem hipotese sequer do direito mais básico, o direito à vida em condições minimamente dignas.
    Eu não posso solucionar nada sozinho, ninguem pode, mas juntos podemos tudo aquilo a que nos proposermos. O passado mostra-nos que todas as gerações deixam a sua marca nos anais da História, o meu desejo, é que esta geração , deixasse uma marca tão simples e importante como:
    A geração que gritou basta, a geração que teve a vontade e o poder de acabar com tamanhas injustiças.
    A geração que trouxe a humanidade de volta à terra.”

  21. Russo Says:

    P.S

    Podem canalizar energia e tempo com problemas aqui
    http://www.makepovertyhistory.org/

  22. Fokas Says:

    Todos,
    Estou a adorar o novo folhetim do Tagus!O Tp tem razão…isto é mesmo um “case study” com pimenta e malagueta, Portugal no seu melhor! Como não vos conheço e assumo o meu papel de fotógrafo sendo que não existe como todos sabem observador sem ser observado, fico tal como a Elora, que apesar de ser mais “alt” do que eu e se permite a fazer comentários…simplesmente a ouvir-vos…mas o que gostava mesmo era de de bater o record de comentários deste post!
    Há um tema porém que me interessa muito…nesta vida no ecrán… e é mesmo a da comunidade portuguesa na SL! Para além das diferenças que são notórias e ainda bem…o que só demonstram a riqueza da bio-diversidade dos avatares, os projectos que os identificam também o são! Não há nada de mal nisso…O Tagus Webclub é um exemplo desse respeito (pelo que só agradeço à Afro a coragem assumir este projecto) quase utópico de um espaço de liberdade no cyberespaço dedicado à SL em Português!

    Sous le pavé la plage!
    Debaixo do pontão existem ostras e mexilhões!

  23. Winter Says:

    Russo: Brilhante! Obrigada mesmo!!!!🙂

  24. Afro Says:

    Bem… agora é a minha vez. Só demorei tanto a responder porque depois de ter feito o meu “testamento” pedi ao Nuno, parte interessada e que deve (também) andar pelos arames com o que se passa, para o ver antes de comentar. E depois da resposta dele, apesar de já terem falado Ana Lu, Imso, Elora, Winter, Russo e Fokas, acho que nem preciso acrescentar nada ao que tinha escrito.

    Só duas coisitas. Russo, queres ser aqui autor? Esse teu comentátio daria um óptimo post e adorava ter-te connosco. E ainda bem que os diferendos agora ficam-se neste blog (e não no Geta ou Portucalis), mas quem quiser continuar esta (e outras) discussões, é só pedir-me um convite de autor para o (novo) blog http://slescarnioemaldizer.wordpress.com.

    E a todos… sweet kisses.

    “… Ora mais um post e comentários “quentes”.

    1. Congratulo pela discussão que ainda exista ter passado para este blog. Acho que (quase) todos concordamos que, seja qual for a razão que levou ao afastamento entre Portucalis e Geta, quer o blog de Portucalis quer o do Geta, como porta de entrada de residentes e muitas vezes a “face” do SL deveriam ser poupados a alguns tipos de posts e comentários que não abonam muito em favor do SL que todos gostamos e que muitos se empenham em trabalhar “a sério”. Para isso volto a “oferecer” este blog para posts e comentários mais “quentes” porque efectivamente entre crónicas, lutas na lama, anúncios e avisos, passa de tudo por aqui sem censura.

    2. Winter, exactamente por isso, concordo com essa nova abordagem, que apesar de poder ser considerada “censura” por muitos é apenas um modo de fazer com que por ninharias (e desculpem aqueles que não acham que se tratam de ninharias) que muitas vezes se coloca algo com uma referência ou indicação a outras situações, suscitam tais intervenções, interpretações e afins que acabam literalmente tudo à batatada. Haja sensibilidade e bom senso (J Fokas). Continuo a dizer que diferendos, sobretudo pessoais (porque é assim que os vejo) devem ser esclarecidos noutros locais, sejam em IM ou blogs próprios. Ps. Gostei da ideia do Blog de escárnio e maldizer no SL. Não me importava de o abrir e adicionar ao Blogroll… descrição? O local indicado para dizer mal do SL ou dos respectivos residentes. Se estiverem interessados em ser autores lá, estejam à vontade de dizer😉. Quanto a ti, pelo que te conheço desde sempre, és uma das pessoas de Portucalis mais indicadas para fazer exactamente esse tipo de “moderação” de posts e comentários.

    3. Infelizmente ocorreu a separação entre o pessoal do Geta/100 Limite e o pessoal de Portucalis. Sinceramente já tenho referido que não conheço a história toda, e sinceramente não quero conhecer. Não gosto de tomar partidos, quando sei que do outro lado existem pessoas que têm qualidades e defeitos de ambos os lados. Todos erram e todos o podem reconhecer de vez em quando. Na verdade entendo que o que suscitou o comentário da Cat foi a referência a ela e ao Geta no post do Nuno, que suscitou toda esta confusão. Entendo que, sempre que vejam referências vossas aqui e ali, acabem por “se defender” as causas com unhas e dentes. Acontece isso com a Cat e Miguel, com o Imso, com a Summer… todos intervenientes, a meu ver, directos, nestas discussões. O post que deu “azo” a este reatar da discussão, foi, a meu ver, um post infeliz do Nuno, que ao utilizar o blog de Portucalis para “dialogar directamente e em público ” sobre situações/posts aos quais se sentiu magoado e/ou ofendido no blog, acabou por suscitar discussões sobre assuntos que deveriam ter sido tratados em “foro privado”.

    4. Cat e Miguel, , apesar de infelizmente de quer eu quer o Pedro sermos vossos amigos, quer este blog quer as festas ou o IM do Tagus têm como intervenientes/residentes muitas pessoas, com liberdade de expressão (sujeitas, como disse noutro post, a regras de Sensibilidade e Bom Senso J). Daí que, opto por responder ao teu email por aqui, Cat. Tenho pena que, infelizmente, o clima de animosidade em relação a ti possa existir, mas compreendo que, com a quantidade de pessoas diferentes e novas no grupo Tagus, tal acabe por parecer, assim como compreendo se mantiveres a tua decisão não comentar mais neste blog. Se ocorre animosidade, acredito que possa for devido a algo como “amigo dos meus amigos, inimigos dos inimigos dos meus amigos”. Se o for, tenho pena mas não posso fazer nada. Apenas ter cuidado…. E tentar separar sempre a água e o azeite. Peço desculpa se eventualmente voltar a enviar-te um convite de tp, mas por vezes estar a seleccionar um a um os mesmos, mediante a ocasião, nem sempre é “fazível” J. E aguardo um convite vosso para passar aí um dia. Miguel, so uma nota em relação ao teu comentário. Tenho pena de todos terem sido apagados, mas não vi que os comentários ao post do Nuno no blog de Portucalis fossem, como dizes “simplesmente inacreditáveis”. Além dos comentários dos visados pelo post, eu vi os restantes (peço desculpa, mas apesar de ter lido todos, de nomes só me lembro do Orange – que nem sequer costuma intervir) vinham a apoiar a noção que TODOS (eu, tu, o Imso, a Winter) parece que concordamos, mesmo que nem sempre se possa ter tido essa sapiência (afinal todos erramos, até eu já mudei várias vezes de opinião): os Blogs de Portucalis e Geta não devem ser usados para “lavar roupa suja”, e alertavam o Nuno quanto a isso.

    5. Nuno, finalmente as minhas últimas palavras são para ti. Sei que as vai ler, e se quiseres, responder. Gosto de ti gaijo, és meu amigo e vais continuar a ser sempre enquanto assim o quiseres. Por isso PLEASE não me leves a mal por estas palavras. Tal como me disseste, tudo começou com um post. Um post duma amiga nossa que, apesar de não citar o teu nome, conhecias a história e sentiste-te magoado pelas palavras que utilizou. Os posts seguintes, com excepção de um, em que “reatavas” relações com o blog foram demasiado expressivos… e as referências directas ou indirectas a outras pessoas, como acho que reconheceste, nem sempre foram feitas da melhor forma. Tu próprio me reconheceste que ontem exageraste, e que quando “caíste” em ti, estavas banido do blog. Tenho pena e sabes disso. Tu fazes coisas lindas, mas por vezes pareces o Dr. Jeckil e Mr. Hide. Segue (alguns) dos conselhos da Deusa, mas não nos prives da tua companhia. Quer aos amigos, quer a quem (ainda) não te conhece. E não te esqueças que aguardo aqui um post sobre “”Os sweet dreams” da deusa Afro”… :)”

  25. Elora Says:

    Eu quero, Deusa, eu quero! Manda o convite que eu e a mana enchemo-lo de maldicência e cusquices. Ainda ontem falávamos nisso. E passamos a postar lá as notícias da impressa cor-se-rosa. Eu sei que é escrita a mais para mim, mas como jogador do Varzim tenho muito tempo livre.

  26. Blue(Angel) Says:

    Afro, Deusa, Patroazinha, amiga, eu sei lá,

    escárnio e maldizer??? Um convite desses assim para mim??? Sem mais nem ontem??? Então não quero?? Vai ser uma espécie de imprensa Azul, não sei onde foi a mana buscar essa ideia do cor-de-rosa (cor mais pirosa lol) O que também não sei, é como vou ter tempo para tanto blog e RL, mas eu arranjo que se é para dizer mal contem comigo e se é para dizer bem contem ainda mais!!!🙂 Portanto, venha de lá o convite para me iniciar nessa arte de escarnear e mal-dicência!!! lol Não sou jogadora do Varzim (só permitem um membro por família e a mana chegou primeiro), contudo vou tentar dar o meu melhor nesta aventura!!! ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah (gargalhada cavernosa tipo a do Thriller do Mickael Jackson lol)

    Já agora, Russo nem mais e é isso mesmo!!!

    Fokas, estou a tentar no recorde lol e, por falar contigo, sabes que já descobri alimentos azuis??? é verdade!!!🙂 Terás a informação no momentos correcto.

  27. Hello world! (Será este o Blog que nos faltava???) « Crónicas de Escárnio e Maldizer no SL Says:

    […] escárnio e maldizer no SL. Não me importava de o abrir e adicionar ao Blogroll… descrição? O local indicado para dizer mal do SL ou dos respectivos residentes. Se estiverem interessados em ser autores lá, estejam à vontade de dizer […]

  28. Os Favores da Deusa « Crónicas de Escárnio e Maldizer no SL Says:

    […] não é que, numa recente polémica no blogue do Tagus, a Deusa publica um comentário em que defende quase toda a gente, em ambos os lados da questão, […]

  29. Piedro Ewing Says:

    ( uiii, Piedro salta de alegria, qual criança desmamada, por ter amigos assim, tão profundos, eloquentes e inteligentes,😀 ).
    Não comento, não tenho que comentar, não conheço os meandros da história, nem quero conhecer.
    Mas,
    desde que com respeito e construtivamente, ora aqui está um tema que alimenta a alma, e nos permite construir uma forte opinião sobre as pessoínhas.
    Mas,
    a razão da minha intervenção, que vale pouco, é chamar a atenção para as palavras do Russo, simplesmente brilhantes. Adorei,🙂

  30. Elora Says:

    E NINGUÉM VEM DIZER QUE EU NÃO SOU UM ALT!!! ISTO NÃO É NORMAL! PIEDRO! RUSSO!!! JÁ NOS CRUZAMOS RL! MANA… NEM TU???

    Epá, na volta sou eu que estou enganada…

  31. Piedro Ewing Says:

    És uma brasa gaija,😀😀😀 ( Qual ALT, tá tudo cegooooooooooo? )

  32. Afro Says:

    Só (três) coisitas. Elora, não és uma alt. És uma gaija linda RL, um cadinho gordinha como tu dizes (mas enfim….parece que eu também!) óptima amiga e mana (não minha mas enfim…a Blue chegou primeiro). Russo, queres ser aqui autor? Esse teu comentátio daria um óptimo post e adorava ter-te connosco. E ainda bem que os diferendos agora ficam-se neste blog (e não no Geta ou Portucalis), mas quem quiser continuar esta (e outras) discussões, é só pedir-me um convite de autor para o (novo) blog http://slescarnioemaldizer.wordpress.com.

  33. Winter Says:

    Claro que és um alt… não somos todos? Ou a Elora anda por aí a passear-se no meio dos humanos? Claro que seres um alt de um alt é que já não!
    A Elora é o primeiríssimo alt de uma humana (ou humano, dependendo de quem acreditar na história do jogador do Varzim) fantástica e que eu tenho a honra e o previlégio de conhecer RL🙂

  34. Blue(Angel) Says:

    Declaração pública

    Para os devidos efeitos declaro que Elora Lungu não é o alt de ninguém e é sim uma mana maravilhosa, uma amiga extraordinária e, tão somente, a melhor Bartender de todo o SL e arredores. É um orgulho tê-la entre as minhas pessoinhas preferidas de sempre quer in-world quer out-world.

    Por serem verdade todos os atributos descriminados acima torno público este documento no Tagus Friends Weblog.

    Blue(Angel) Lungu (que também não é um alt)

    (Fokas, ainda pensei faser disto um post, mas continuo na senda do recorde e tu? :-))

  35. Fokas Says:

    Bluezinha,
    Pena que a malta de Setúbal, do Barreiro, do Algarve e do Porto ainda esteja a trabalhar…senão era record absoluto!!!

  36. Blue(Angel) Says:

    Fokas,

    a sorte são as minhas dores de garganta caso contrário ainda não tinha dado qualquer contributo.

    (epá e agora vi ali o meu errito acima: é faZer que se escreve com Z. para os interessados já dei três cabeçadas na parede por tamanha desatenção lol)

  37. Fokas Says:

    Blue,

    Agora, o vírus instalou-se no meu computador mental. É tarde demais e hoje os Clãns dão um espectáculo na Moita! É só por isso que me ouves com os ouvidos tapados.
    Mas sim….confesso que assasinei a Isabel porque a amava! Sem outro motivo além do amor, que leva por vezes a gente à perdição…

  38. Blue(Angel) Says:

    Fokas,

    amavas a Isabel e só dizes isso agora??? Achas que ela se alimentava de ingredientes azuis??? foi por isso que a assassinaste??? Os Clãns??? Não serão os Clã??? Mas na Moita??? Mas as moitas não são com o Falâncio e o Neto???

    E tb me parece que aqui se instalou o mesmo vírus, que fazer??? Se ele insiste olha junto-me ao vírus.

  39. Fokas Says:

    Blue,

    Tu ainda não encontraste o assassino que há em ti. Da mesma maneira que ainda não encontraste aquele que come “hot dogs” às escondidas nem aquele que, de noite, sonha com violações, em cemitérios. Mas hoje, devido a um acidente mental estás cara a cara com ele. A tua primeira atitude consiste no entanto em não acreditar nele, porque não tens nenhuma prova material daquilo que ele está para aí a dizer. Porque é que havias de acreditar na sua palavra?
    Sim são os Clã…e amanhã vou almoçar com a Isabel a Palmela!
    Não…ela não me achou esquisito… e por isso aceitou o convite!
    Vou buscá-la a casa depois de cortar o cabelo, levo-a com o filho e os três cães!

    Os meus agradecimentos à Manuela Azevedo aka Amelie Poulain pelo convite para dançar esta noite!
    A todos os outros amigos um “adeus português” com o sabor de um novo record estabelecido neste blog!!!

    Aquele abraço

  40. Afro Says:

    Hum…amanhã tou em Alcochete também. Alguém me convida para almoçar?
    ps. no que diz respeito a record de comentários num post não sei, mas digo já que o recorde de visualizações já foi batido🙂

  41. Blue(Angel) Says:

    Fokas,

    estou em choque pq n sabia que tinha um assassino em mim e isso dos cemitérios não é mesmo para mim, esquece lá o assunto!!! Mas vais almoçar com a Isabel que assassinaste??? Mas o almoço é no cemitério de Alcochete??? E tanto cão para quê??? Olha que restos não são uma alimentação correcta!!!
    Eu gosto muito de ouvir a Manuela Azevedo!!!
    Tb acho q batemos o belo do recorde!!! A Afro, até confirma, pelo menos, nas visualizações!!!

  42. Marga Ferrer Says:

    Ainda bem que já está tudo mais aliviado!🙂

    Afro, a ideia do blogue escárnio e mal-dizer é de gritos!🙂

    E eu que tenho vindo a ser uma ausente em todas as histórias… hoje sinto necessidade de vir aqui fazer apenas um pequeno esclarecimento.

    Afro, quando escreveste “Infelizmente ocorreu a separação entre o pessoal do Geta/100 Limite e o pessoal de Portucalis” não é bem assim.
    Esta frase veícula a ideia de estarmos todos uns contra os outros, ou de haver guerras, ou o que lhe queiram chamar, entre duas facções. A frase comporta uma generalização que não corresponde de todo à verdade.

    Tal como o Imso disse no seu 1º comentário, referindo-se ao M2, também eu, portucalense de gema, deixo os meus comentários no Geta/100Limite. Portanto, a situação não pode ser generalizada a todo o pessoal de Portucalis. Há portucalenses que comentam no Geta/100Limite com alguma regularidade, sem problemas. A relação de amizade perdura e está à margem de todas as sequelas ocorridas e decorridas. Posso concordar e/ou discordar de determinadas atitudes de uns ou de outros, falando com eles em privado, e isso faz parte da amizade que lhes tenho (sejam de Portucalis, sejam do Geta/100Limite, sejam de outros lados).

    Em suma: não há aqui dois blocos de pessoas que se separaram (até parece um Benfica/Sporting🙂 ). Umas desentenderam-se, é verdade, mas outras não! Não generalizemos.

  43. Afro Says:

    Obrigado Marga, pela pequena correcção. Na verdade as minhas palavras (e os restantes comentários) poderiam levar a pensar isso.. mas na verdade, como vocês, apesar de não portucalense de gema, mas já um pouco portucalense, insiro-me naqueles que falas que se mantêm “à margem”…

    E adiante… quanto ao escárnio e maldizer, só para garantir…. Já te pús como autora também. E vou começar a pensar em quem (ou quê) vou aproveitar para dizer mal…🙂

  44. Othelo Ayres Says:

    Meus amigos, depois do que li não podia ter outra reacção que não fosse a de uma profunda indignação.
    Com todos estes posts o trabalho de um trolha/escritor fica deveras afectado, senão mesmo completamente incapacitado.
    A vossa veia criativa excede em muito a minha. Nem com muitas doses de licor de absinto conseguia descorrer tamaha novela…
    Não publicarei esta semana mais um episódio da saga, pois como se torna obvio, primeiro que se consiga digerir esta torrente de escritos vão passar muitos dias.
    Por outro lado, fico satizfeito e agradecido pela matéria prima aqui depositada. Já tenho tema para mais dois “best-sellers” e para um pasquim semanal sobre a vida no sl, projecto que tenho vindo a equacionar, mas que com momentos como este tem muitas pernas para andar, tipo centopeia.

    Um muito obrigado e por favor… desçam da estratoesfera…

  45. cat magellan Says:

    Ao 45º comentário depois de meia dúzia de linhas, creio que está na altura de desmistificar este enorme “drama” de uma vez por todas, que estou saturada disto. Portanto daqui a pouco sai uma notinha no Geta que espero, acalme os animos e acabe com esta novela que é completamente idiota.

  46. ElectroescadaS Says:

    Não vai haver sangue???

    Ohhhhh e eu que já tinha comprado as pipocas…😦

  47. cat Says:

    Bom lol também nem vale a pena. Basicamente era só para assinar por baixo do comentário da Marga.

    Mas as pipocas podem vir, que eu também gosto! :DDD

  48. ElectroescadaS Says:

    Deixa lá Cat que se fór preciso uns choques com terra também se arranjam. E não, não sou aldrabão…

  49. Fokas Says:

    Galera,
    A Isabel aka Béubéu de Medeiros apesentou-me ao marido que tinha um bigode farfalhudo mais uns biceps que metiam respeito a qualquer um na RL! Desisti imediatamente de um assassínio permeditado e aproveitei a feijoada (muito decente!) para acabar abraçado ao Zé dos bigodes e a querer saber mais sobre a maldizência que acompanha sempre a queima do Judas!Foi uma tarde muito gira cheia de novos projectos que continuou pela noite dentro, agora já na Amadora onde se falou de música e ginástica, acompanhada de “souffle de tamboril e camarão” e regada com um vinho tinto de Estremoz (nada azul!) e uma conversa com uns baris de uns amigos que infelizmente tinham oferecido ao aniversariante uma garrafa de Lepanto! Uma desgraça nunca vem só…
    Vou acabar a minha contribuição neste post verdadeiramente inspirador sem deixar de dar os meus cumprimentos ao Othelo que com a sua suprema sabedoria veio muito a tempo lembrar… e desejar a todos os leitores boa noitinha na SL e um fim de semana cheio de propriedades!
    Inch Allah!

  50. ElectroescadaS Says:

    Grande Nuno ao partires apra a agressão verbal acho que assinaste a tua sentença de morte no que toca ao Taguus e possivelmente à tua vida SL em Portucalis…😦

  51. Othelo Ayres Says:

    Este nuno deve ser a versão tuga do Dr. Jeckyl e Mr Hide…

    Man essa bipolaridade tá em cima.

    Be kool…

  52. Fidalgo Falta Says:

    Estes blog´s estão cada vez piores… pensava eu que o SL era uma forma de diversão mantendo sempre a moralidade e respeito, coisa já rara na RL. Como se não bastasse, trazem os atritos para os Blog´s. Que tal dedicarem este espaço para coisitas mais úteis? É apenas uma sugestão

    Beijinhos e abraços

  53. Piedro Ewing Says:

    Verdade Fidalgo.
    Vim eu para a SL para fugir a horas contínuas nocturnas televisianas ( não sei e existe a palavra, mas caí bem, hehe ), no marasmo de procurar canais que não passassem novelas, e agora caio, como todos, num grande folhetim noveleiro,🙂
    Mas tudo tem lugar e tempo de antena, é assim que aprendemos, evoluímos e crescemos, mesmo sendo burros velhos, como eu, e este acontecimento permitiu-me descobrir muitas coisas novas sobre as pessoas atrás dos avatares, de outro modo seria dificil.

  54. Blue(Angel) Says:

    A não ser que sejam criados com uma temática específica, os blogs são espaços de reflexão livres e este não foge a essa regra. Este não é um blog sem moral, mas passou aqui uma trovoada acompanhada de uma tempestade com fortes influências do anti-ciclone dos Açores (tenho uma relação simpática com este anti-ciclone desde os tempos em que o Sr. Antímio de Azevedo fazia o programa de metereologia) que provocou alguns estragos que entretanto já foram arranjados e esquecidos.🙂

  55. Ofland Says:

    Comentário “em diferido”, após cuidada análise, por quem está “de fora”.

    Filme: “Os Cães Ladram e a Caravana Passa”

    Argumento:
    Prólogo: O Sol já vai alto, aproxima-se uma Caravana
    1ª parte: A Caravana vai a passar e os cães, em matilha, avançam a ladrar como se não houvesse amanhã. Há um cão que ladra mais que os outros. Intervalo.
    2ªparte: O Cão Que Ladra Mais aproxima-se perigosamente da caravana. Uma das carroças atropela-o, decapitando-o com o rodado forrado a chapa de aço. A caravana pára. Os cães calam-se. Ouve-se o vento. Passa um arbusto seco a rolar por entre as carroças.
    Epílogo: A caravana recomeça a marcha. Os cães ladram. Em 1º plano, o corpo do Cão Que Ladrava Mais jaz quieto na terra poeirenta… a ponta cauda abana. Não é do vento!

    Fim

  56. ElectroescadaS Says:

    Do pouco que tenho falado com o moço e normalmente as nossas conversas focam Informática em geral não tenho nem um dedo a apontar ao rapaz…😀

    Parece-me ser muito boa pessoa😀


Leave a Reply

