Código de conduta dum “Taguense”

Na impossibilidade de, para já, tal como prometi, fazer para já um testamento com preocupações e questões suscitadas no post anterior, aproveitei para reflectir e “impôr” (sim, para isso é que servem os ditadores :P) algumas regras para vivermos melhor na nossa comunidade taguense, seja em que local for…

1 – Intolerância

Combater a intolerância é a chave dos padrões da comunidade. Acções como marginalizar, falar mal ou difamar pessoas ou grupos, inibir a troca de ideias e diminuir também a comunidade como um todo. O use de palavras de baixo calão ou de sentido ou imagens para se referir a raça, etnia, sexo, religião ou opção sexual de um residente NÃO é permitido.

2 – Comportamento Ofensivo

Dentro do SL, há muitas formas de comportamentos ofensivos. Por exemplo, comunicar ou comportar-se de uma maneira que pareça ser ofensiva, intimidativa ou ameaçadora, que possa constituir avanços ou solicitações sexuais, ou o que possa causar infortunio ou alarmar alguem isso são considerados comportamentos ofensivos.

3 – Ataques

Muitas áreas do SL estão identificadas como seguras. Ataques como: disparar, empurrar, maltratar residentes em áreas seguras, criar ou utilizar objectos e scripts cujo alvo, seja singular ou repetidamente, seja outro residente e o impeça de usufruir o SL.  

Nota: Todos as áreas ocupadas pelos Clubes Tagus são “seguras”. É totalmente proibido qualquer ataque a outros residentes dentro destas áreas. Se verificarem ou foram alvo de ataques, devem reportar de imediato não só aos donos do grupo/terrenos, e efectuar AR. 

 4 – Informação

Todos temos direito a privacidade nas nossas segundas vidas. Trocar informações pessoais sobre outros residentes  (ex. sexo, religião, idade, estado civil, raça, preferência sexual e localidade no mundo real) para além do que está descrito no respectivo perfil é uma violação da privacidade do mesmo. Monitorizar remotamente conversas, postar logs de conversas, ou trocar logs de conversas sem consentimento dos implicados é proibido no SL e nos fórums também.

Nota: Logs em posts do blog e IM são permitidos com o consentimento dos principais envolvidos, desde que não sejam “firam” as regras gerais da comunidade e constituam ofensa aos envolvidos.

5 – Indecência

O SL é uma comunidade adulta, para adultos (ou crianças maiores de 18 anos ;)) porem conteúdo “maduro” não é necessariamente apropriado para todas as areas. Conteúdo, comunicação ou comportamento que envolvam uma linguagem intensa ou explícitas, nudez ou conteúdo sexual, sobre sexo ou violência, ou qualquer coisa que possa ser ofensiva deve estar confinada a áreas descritas como Mature (M). Nomes de residentes, objetos, locais e grupos são vistos por todos no diretório do SecondLife e no website, e devem seguir as regras PG (Parental Guidance).

Nota: Verificar sempre a classificação dos locais por onde nos deslocamos (M ou PG). Considerar o IM do Tagus como um chat PG.

6 – Distúrbio da Paz

Todos nós temos o direito de viver sua vida no SL. Atrapalhar eventos agendados, transmissões de conteúdo de forma de propaganda continuamente (spam), uso de sons repetitivos, que seguem ou se multiplicam, ou outros objectos que intencionalmente que diminuem a performance dos servidores  ou retiram a possibilidade de outros aproveitarem plenamente o SL são exemplos de distúrbios da paz.

Um verdadeiro Taguense (Tagus Best Friend) possui “regalias” enquanto membro activo da comunidade mas é responsável pela monitorização de todas estas regras. No caso de, em terreno do grupo ou no IM do grupo considerarem que alguém maltrata /ofende a sua pessoa/avatar ou a de outro residente, intencional ou inadvertidamente, ou tenha algum tipo de comportamento incorrecto devem:

– alertar por IM privado o “ofensor” de que o seu comportamento está a ser incorrecto. Não utilizar o IM de grupo. Não queremos guerras, queremos amigos.

– alertar por IM os donos do grupo (Afrodite Ewry e/ou PedroFerreira Petrov). A todos no Tagus é dado uma 2ª oportunidade. Compete aos donos do mesmo,  como mediadores, o decidir “banir” definitivamente do grupo o ofensor e assegurar que após banido não volta à comunidade.

NOTA:

Para os mais interessados e/ou curiosos estas 6 Regras não são novidade. São uma tradução adaptada dos Community Standarts do Second Life, que podem ser encontrados aqui em (mau) português e aqui em inglês (original).  Estes códigos de conducta estão linkados e são referidos nos TOS (Terms of Service) que constituem o nosso “contrato de utilização” do Second Life com os LL. Qualquer abuso quer aos ToS quer ao código de conduta PODE e DEVE ser alvo de Abuse Report (AR). 

É que às vezes esquecemos estas coisas tão simples…e que deviam ser a base da nossa relação com o SL. Claro que se calhar podemos criar mais regras. Mas não esquecer que são “taguenses” (e alguns verdadeiros “taguenses de espírito”) os mais variados residentes  do SL, de diversos grupos, de diversas comunidades, de diferentes opiniões, credos, religiões, etc. etc. e tal. Haja respeito e reflexão por parte de todos nós se as nossas atitudes/palavras (e às vezes até brincadeiras) podem ou não estar a magoar não só um avatar, como alguém bem real do outro lado da telinha.

28 Responses to “Código de conduta dum “Taguense””

  1. Fokas Says:

    Niniguém se mexa! Mãos ao Ar!
    Afro e Pedro, depois de ter bebido muito café e apesar de ter confiança nos dois defensores da legalidade pública… nunca serei um verdadeiro Taguense! Mas espero que continuem a aceitar as minhas crónicas sem censura prévia…
    Com o displante habitual, e a paciência de vender a gravata até à última!
    ~Fungagá!
    ( Texto inspirado no Alexandre o’Nell)

  2. Darth Vader Says:

    Isso é tudo muito bonito mas é pena que se deixe pontas soltas mesmo contra vontade dos próprios intervenientes independentemente das leis SL…

  3. pedroferreira Says:

    Caro Fokas até ao momento tens-te encaixado como um verdadeiro Taguense, tens aparecido em alguns eventos do club, já te vi no chat e participas aqui no blog e o mais importante é que nunca te vi a violar nenhuma infracção do sl, por isso podes continuar com as tuas crónicas.E digo-te mais sabes muito bem que simpatizo contigo e com a poulana por isso quero que continues amigo🙂

  4. pedroferreira Says:

    Amigo darth vader, só deixam pontas soltas aqueles que não tem o minimo de respeito pelos outros, mas como tudo na vida existem e vão sempre existir mas cabe a nós o direito de escolher com quem podemos contar e rejeitar os que pelo outro lado envergam.

  5. ElectroescadaS Says:

    Belo tutorial Afro…😎

  6. ElectroescadaS Says:

    Já agora vou opinar uma coisa que já sei que vou ser crucificado pelos elementos deste grupo mas parece-me que o blog em si está a perder “algo”…

    Se bem que as histórias são sempre bemvindas no grupo já que puxa pela imaginação dos elementos intervenientes, parece-me que a ideia dum grupo de amigos e amigas que usam o blog como ponto de encontro independentemente de se encontrarem in-world começa a perder-se…

    Peço desculpa por estas palavras mas é o que sinto neste momento…

  7. cat magellan Says:

    cara Afro: sem qualquer desprimor para as regras (escolhidas, porque há outras no SL, noutras comunidades, mas isso também não interessa), creio que elas podem ser aplicadas a comportamentos em locais específicos (o grupo Tagus, o clube Tagus, o blog até, embora eu nunca tenha aplicado regras nenhumas em qualquer dos meus blogs, mas isso também cada admin sabe o que quer para o seu blog), nunca poderão ser aplicadas a grupos de amigos. Não te estás a ver no teu grupo de amigos RL a dizer “neste nosso grupo não se pode dizer palavrões, não se pode empurrar ninguém ou não se pode dizer mal nem falar dos outros” (este último um desporto nacional e quem nunca esteve num grupo de amigos a cuscar sobre um ausente que levante a mão). ou seja, tu podes escolher não te dares com gente menos educada (basicamente todas estas regras são apenas regras normais de bom senso, civismo e boa educação)mas não as podes impor a um grupo de pessoas que são indivíduos e cada um tem a sua forma de estar, a sua maneira de ser e a sua graça exactamente por ser quem é. Não sei, mas estas regras, parece que estás a falar com miúdos, percebes?
    beijinhos de uma não-taguense, não alinhada, radicalmente individualista.

  8. Elora Says:

    Ó Cat, desculpa mas discordo. Ela é a Deusa é omnipotente e pode fazer o que bem lhe apetecer e dizer o que quiser. E nem não gostar não brinca, mas acho que não devem restar dúvidas que é ela quem manda. Já obedecer é outra história, que eu sou muito pouco religiosa e candidato-me com frequência à ira divina.

    Deusa: essa cena do chat ser PG vai interferir com o meu casamento? É que visto daqui parece. Beijos

  9. Afro Says:

    Oh mes amigos…(como diria o outro… ts ts ts)

    Fokas: quer queiras quer não, não só és Taguense, como és Best friend. E a alguém alguma vez se lembraria de censurar as crónicas ou o quer que seja, sobretudo neste blog??? O post não é para andarmos a policiarmo-nos uns aos outros (para isso até temos amigos da Policia Judiciária SL :P) mas sim para reflectirmos todos sobre os nossos comportamentos e se eles se enquadram dentro dos “ToS” e do bom senso (se é que ele existe ;)) do SL.

    Darth Vader: Pois existem pontas soltas em tudo, até na RL. Os LL já têm processos judiciais em cima à conta de pontas soltas. Agora que esta é “a base” do SL não podemos dizer que não. E como o Pedro disse, cada um dá-se com quem quer…

    Electro: este blog foi e está construído para ser aquilo que vocês quiserem. Não é um blog de promoção dum sítio, não é um blog duma comunidade, não é um fórum. É um ponto de encontro de comunidades. Aqui é autor quem quer. Posta o que quiser. Acreditas que postaram cerca de 1/3 dos autores convidados? Claro que preferia que participassem mais pessoas. Mas também não posso obrigar ninguém. E ver por exemplo a Cat (que raramente acabo por ver in world ;)) passar por cá nem que seja para comentar é um exemplo disso…

    Cat: Acho que as principais regras para um grupo de amigos, seja aqui ou na RL são bom senso e respeito…e essas realmente não estão explicitas nestes 6 pontos. Se “adoptei” estes 6 pontos como “base” foi exactamente por serem a base do nosso acordo com o SL. Não são as regras duma comunidade, são as Regras da Comunidade que, a bem ou mal, o SL e os LL nos impõem a todos… Claro que não concordo com alguns termos (muito menos com a versão portuga brasileira, daí ter deixado o link para o original). O que leio nestas regras não é aquilo que realmente é um desporto nacional (o dizer mal, o cascar, o brincar com as pessoas) .. mas sim “ofensas” graves, directas, mal intencionadas a pessoas ou grupos. Que realmente os LL decidiram aplicar, bem ou mal, e “explicá-las” a todos…como se fossemos miúdos. Para perceber-mos melhor, ou para facilitar o report de abusos às mesmas.

    A minha achega a estas regras é exactamente essa. É pela diversidade de ideias e opiniões que se “rege” o grupo Tagus. Claro que não gosto quando acabo por saber que amigo X ou Y saiu do grupo por se ter sentido incomodado/a ou mal com uma situação ou outra, e é isso que gostava de evitar. Prefiro que resolvam as situações “na altura” entre eles. Um pedido de desculpas por IM pode fazer maravilhas nos malentendidos, e sou exemplo disso. É novamente, uma questão das duas regras que EU (e como diz a Elora, sou Deusa e omnipotente) imponho aos meus amigos: Sensibilidade e Bom senso, já diria Jane Austen🙂.

    ps. Cat… podes não ser taguense activa mas és taguense.😛 Queres ser autora no blog?

  10. Afro Says:

    Elora: Claro que não interfere. Acho que não tenho visto no IM do grupo nenhuma ofensa a estas regras. Se for preciso passo o grupo para Adulto, mas sinceramente acho que não é caso disso😉

  11. Piedro Ewing Says:

    Falou e bem. ( Piedro: / clap clap )
    Acho que as regras valem pelo seu todo e pela inteligência das pessoas que se integram no contexto das mesmas.
    Essencialmente criam a fronteira da tolerância, mas cabe a cada um de nós a vontade e o desejo de as cumprir como um todo.
    Seguir as regras à letra é ser-se estúpido e imaturo, em qualquer lado, agora ter o discernimento de enquadrar as nossas acções e atitudes dentro do todo definido pelas regras, respeitando o espaço individual de cada um, fica bem e não constitui nenhum enredo dantesco, e julgo que basicamente qualquer taguense, e nomeadamente a Afro, pensam assim, mas a competência de um líder na divulgação de regras, não é divagar textualmente, como eu faço, mas sim definir as regras concretamente, que é o que ela faz aqui.
    Opaaaa, eu sei que o meu spam diário no chat da Tagus, no cumprimento de outros taguenses, não será salutar ao servidor, mas alguém acha que o faço por mal e vai ” expulsar-me ” por isso? hehehe
    Sejamos inteligentes na gestão do espaço da comunidade, e grande trabalho Afro,😀

  12. Afro Says:

    Piedro: se visses o spam que são as queixas e spam e cenas contra as regras do Grupo de Mentores SL, não te preocupavas com os nossos jinhos e afins nao serem salutares para o servidor. Confesso que às vezes sinto mais tentação de fechar o canal dos mentores do que o tagus. Mas enfim.. a “responsabilidade” não o permite.🙂
    (e obrigada pela compreensão da sensibilidade e bom senso ;))..nem cumpro (sempre) todas as regras loll

  13. Othelo Ayres Says:

    Meus caros amigos, a imposição de regras de conduta é um acto louvável e necessário para o esclarecimento de actuais e futuros membros.
    No entanto, como seria de esperar, levantam sempre a velha questão da limitação das liberdades.
    Como é dificil agradar a gregos e a troianos…
    Não vejo em que aspecto estas regras agora enumeradas podem colidir com a liberdade de quem quer que seja, mas já há quem sendo taguense assumido se venha agora descartar só para fugir a elas.
    Lamentável…
    O rótulo Tagus Best Friend é um privilégio. Representa a possibilidade de pertencer ao melhor clube de amigos do SL.

  14. ElectroescadaS Says:

    Afro escreveu: “este blog foi e está construído para ser aquilo que vocês quiserem. Não é um blog de promoção dum sítio, não é um blog duma comunidade, não é um fórum. É um ponto de encontro de comunidades. Aqui é autor quem quer. Posta o que quiser. Acreditas que postaram cerca de 1/3 dos autores convidados? Claro que preferia que participassem mais pessoas. Mas também não posso obrigar ninguém.”

    Como eu sei que não me removes do Tagus apesar das minhas insistências queres que volte a ser autor? Só não garanto que escreva só sobre o SL…

  15. Summer Wardhani Says:

    Bom, como já tive oportunidade de dizer directamente à gaja deusa, na minha opinião ela tem toda a legitimidade e mais alguma em determinar quais as regras de um grupo que ela e o Pedro criaram. Como diz a El, kem não gosta, não brinca🙂

    Aki, como em kualker outra comunidade, grupo, sociedade, é sempre bom saber por ke linhas nos cosemos. Quando chegamos a um sitio novo qual é das primeiras coisa ke tentamos conhecer ? As regras do sítio, certo ? Pois elas aí estão e nem seker são algo do outro mundo, como já se disse atrás.

    Eu apoio a 100%. Isto é o da Afro, não é o da Joana :))

  16. cat magellan Says:

    Elora, exacto, discordas mas depois dizes que não vais cumprir. LOL como é evidente, a Afro escreve o que bem entender no blog dela. Até poderia escrever as regras mais maradas do mundo, estaria no direito dela.😀 A minha observação “não podes” era no sentido de não costumamos andar a dizer aos nossos amigos “olha, vê lá se és mais bem educado senão reporto-te ao governo”. E era aí que eu fazia a diferença, isto já para responder à Afro. A mim parece-me completamente lícito que o LL decida nos seus TOS aquilo que é permitido e aquilo que não é. Quem não aceita as regras, não entra – ou entra por sua conta e risco e sabendo quais as consequências – no SL. Mas isso são regras para milhares (milhões) de pessoas, que abrangem vários níveis sociais, várias formas de educação e cultura, etc etc. Os TOS para gente que o LL não conhece de parte alguma, são clientes e se querem usar a plataforma usam-na assim ou rua.

    Já uma “adaptação” dos TOS a um grupo (que inclui um clube, um grupo e um blog mas principalmente que engloba uma série de pessoas que se juntou exactamente porque se sente dentro do espírito desse grupo, ) de amigos ou, pelo menos, conhecidos que se dão bem, não me faz sentido. Se ler o teu post como informativo de uma série de dados que as pessoas não se deram ao trabalho de ler, ok, excelente, acho muito bem. Mas esse é o comportamento a ter não só no Tagus, como em todo o SL (civismo e boa educação). Agora dizer aos amigos – porque este espaço, creio eu, é de amigos, como tu dizes “ponto de encontro de comunidades” “epá vejam lá se se portam bem!” enfim, é aí que estranho. Mas a minha leitura pode ser apenas pela forma do post, que acaba por dar a ideia que esse é o comportamento desejável num taguense. Quanto a mim esse é o comportamento desejável em qualquer pessoa com quem nos damos, seja onde for.😀
    Quanto a postar no blog, muito obrigada, mas enfim, eu também sou DEUSA (LOL embora pouco que eu, lá está, sou um bocado mais anarca) dos meus blogs e tomara eu ter tempo para lhes dedicar (mas se calhar prefiro dedicar o meu tempo também a mandar bitates nos blogs dos outros ;)). E, como sabes, nem faria muito sentido eu escrever num blog de uma comunidade com que simpatizo bastante e que tem pessoas que conheço há muito tempo e de quem gosto, mas à qual não pertenço, até por questões meramente “geográficas”.

  17. Elora Says:

    Pois Cat, não me conheces. Eu passo a vida a mandar os meus amigos serem bem educados e não dizerem asneiras. Não os reporto ao governo, mas corrijo-os na mesma. Epá, ossos do ofício (não o de bartender, claro) e privilégios da amizade, que nos permite chagar a cabeça dos outros. Até porque só me chateio a corrigir quem gosto, que quem não gosto passa-me ao lado. E isso define mais que tudo o taguense (mas quem raios inventou a palavra? Não posso ser alga?), gostar!

  18. Afro Says:

    “Quanto a mim esse é o comportamento desejável em qualquer pessoa com quem nos damos, seja onde for.” : 100% agreed, é exactamente isso.

    Deixem-me (desculpem novo testamento) acrescentar algo. Prometi um testamento em resposta ao Post do Piedro “Do outro lado da telinha…” que me suscitaram novas dúvidas, preocupações, respostas… e vou recuperar parte do draft desse testamento inacabado, a partir do qual surgiu a ideia de imposição de “regras”.

    “Piedro: Fico surpreendido pela negativa com a filtragem do chat, e a cada vez maior predominância desses temas, in-world, of course. Isto são factores comuns à SL, onde se verificam perseguições alucinantes, e que conduzem muitas pessoas a desistirem da SL, mas fico muito triste por ver e observar amigos e amigas demasiado envolvidos em jogos de emoções, com lamentos apraz eloquentes, roçando por vezes uma falta de dignidade individual gravissima.”

    Questão 6 : Será que o tema sexo e erotismo generalizou-se ao grupo Tagus?

    Na minha opinião não é uma questão do grupo nem do SL. Se almoçasses comigo e com os meus colegas de trabalho, 80% das conversas são galhofas sobre isso, mariquices e afins. A mim não me incomoda. Sou crescida e também gosto de brincar com algumas situações. Quem anda no SL é suposto ser já “crescido”e poder ouvir algumas brincadeiras de vez em quando. Claro que tudo tem limites. Quando relacionamentos (ou tentativas) levam ao que tu dizes (e eu também conheço alguns casos): “jogos de emoções”, “lamentos apraz eloquentes”, “fragilidade de certas pessoas” com sentimentos REAIS isso sim é grave. Pessoas que levam outras pessoas a desistir do SL, amigos apaixonados por alguém que não quer nada com eles e se afastam…Pois isso também existe no SL. Tal como na RL. Existe também em outros chats e afins, mas no SL todos sabemos a intensidade é maior. O meu melhor conselho (e que ainda hoje tento seguir “à risca”): não se envolvam com ninguém que possa não estar na vossa “onda”. Se querem um parceiro de dança ou marido SL, digam-no de antemão. Se procuram no SL alguém para a RL, tentem arranjar alguém que também o queira. Já é demasiado complicado quando à partida têm uma perspectiva ou vontade e no final envolvem-se mais do que queriam. Tentem por tudo evitar chatices com sentimentos RL. Doiem sempre mais que sentimentos SL…pois o nosso coração não é feito de bytes e bites.

    “Piedro: Incomoda-me, também, e muito, ver a fragilidade de certas pessoas perante certos convites e envolvimentos, isso é real, tem a ver com a formação, os valores e a força das pessoas individualmente, mas tal como na vida real, e os mentores na SL, não deveríamos ter uma acção mais preponderante sobre esses indivíduos, não no sentido de os hostilizar, mas sim de os acompanhar e apoiar? E como bom observador que sou, vejo e leio situações gritantes de violação de valores, sem qualquer resposta.”

    Questão 7: Acima de tudo a Tagus não é uma comunidade de amigos?

    É (quase) só isso. E como todas as comunidades, têm elos fortes, elos fracos, elos manipuladores, elos passivos… Cada elo tem os seus valores, as suas forças, a sua formação. Não podemos moldá-los para os nossos: o que conta é a diversidade. É esse (também) o espirito do Tagus. Não se esqueçam que o Tagus actualmente tem mais de 800 “inscritos” e todos sabemos que apesar de nem todos usarem o chat, é um dos chats mais activos da comunidade tuga. Se o é, é graças a um grupo aos amigos que o utilizam como ponto de encontro, estejam lá onde estiverem na rede. É esse o espirito do Tagus. Claro que nem todos estes amigos se encontram sempre…alguns só conhecemos o nome. Podia, para evitar confusões, simplesmente voltar a “barrar” o chat geral para evitar confusões. Mas não iriamos todos ter saudades de entrar e dar um olá para saber onde estão os amigos? Até prova em contrário, eu, Afrodite Ewry, “fundadora” do Tagus, prefiro manter as coisas assim. Bem, assim não. Tentar estabelecer algumas regras. Inventadas? Não baseadas nos “Community standarts” dos “Terms of Service” do SL.

    E como sou a ditadora ou a Deusa de serviço, acrescento as minhas. Ou seja:

    1. É de esperar o cumprimento dos ToS por parte de todos os taguenses?
    Sim. Claro que até eu voo (baixinho, Elora e Tp) na Vasco da Gama de vez em quando. Afinal sou humana e Sliana… só espero que não me façam AR quando me “apanharem”🙂

    2. Além disso, peço a todos os taguenses, desculpem lá a pub, mas Sensibilidade e Bom Senso (Quem não sabe o que são, pode ler o livro ou ver o filme (da mesma autora de Orgulho e perconceito, livro k leio e releio milhentas vezes na versão original). SENSIBILIDADE E BOM SENSO, nas relações e atitudes que tomam na RL, no SL, nos blogs… será pedir demais? Quero evitar sobretudo situações como as descritas pelo Piedro…porque sei que elas existem… afinal nem todos somos iguais e algumas pessoas são mais frágeis que outras.

    3. Aos melhores amigos (Best friends) peço apenas para irem “deitando paninhos molhados” e não suscitarem mais discussão. Que sintam que lhes dou o poder e responsabilidade de, se verem alguma atitude que possa prejudicar alguém, mande um “aviso”… Que tenham “uma acção mais preponderante sobre esses indivíduos, não no sentido de os hostilizar, mas sim de os acompanhar e apoiar” sejam sobre os “infractores” como as vítimas.

    E que empunhem orgulhamento o tag “Tagus Best friend”, que tal como o Othelo refere, é quase um previlégio. E acreditem que isto, dito pelo primeiro e mais antigo dos Best friends (Pedro, não te chateies… se te lembras passaste directamente a Neptunus :)) significa muito para esta Deusa.

  19. Fokas Says:

    Vossas Excellências tem mesmo jeito para estas discussões…Acho muito bem!
    Agora temos várias Deusas ao molho e aí Jesus(que eras apenas um homem simples)…temos que acreditar nelas todas…é o que faz ser míope… como diria o Mario Henrique Leiria meu grande companheiro de gins tónicos!
    Para mim o que a Afro e o Pedro dizem é sagrado!(Eu também gosto muito deles e por isso Othelo escusas de te enchofrar!!!)…sim…é um problema meu, dirão alguns e também com muita razão!
    Afinal quem é que tem razão? Todos! Todos tem todos muita razão!!!
    O que eles me pediam era porém de difícil leitura e portanto practimente impossível de cumprir… daí ter preferido reler o O’Nell do que ler o que estava lá escrito!
    Mas depois de alguns dias de profunda reflexão e relendo com toda a maior atenção o manifesto inicial, reparei que não me estão a convidar para liquidar os 43.507 judeus que povoam a comunidade portuguesa da SL (incluindo malta do Norte)… que em vez de dizer “boa noitinha” utilizam o termo “Shalom”, nem foi dito sequer mencionado no dito manifesto que os supermercados devam substituir as igrejas…ou que todos os “Taguenses” (especialmente os Best Friends) se tenham que levantar às 9:00 da manhã de Domingo…e tenham que abdicar das compras matinais ou que tenham que ir limpar o lixo que deixaram durante as noitadas habituais na SL!
    Por isso caros amigos, despeço-me desta discussão com os maiores desejos de felicidades a todos os participantes e suas respectivas famílias e que nunca os prazeres da Vida: como a amizade,a filosofia,a geometria,a geografia,a metalurgia,a sabedoria e a felicidade vos faltem…

    Um dia destes vou-me encher de coragem e pergunto a matar à Cat, se ela quer dançar comigo em GP um TOS dos LL… Assim mesmo!E sem vergonha!!!

  20. cat magellan Says:

    acho que ficou muito bem esclarecido Afro.🙂

    Elora, só para te responder: eu não; eu não corrigo coisa alguma nos meus amigos. Eu gosto deles exactamente por serem as pessoas que são, tal como são, aceitando que são humanos como todos nós e que terão os seus truques. Se não gostar deles como são, não me dou com eles nem chegam a ser amigos. Privilégios de criatura muito exigente.😉

  21. cat magellan Says:

    Perguntar podes, Fokas, e eu até te responderia já se entendesse qual é a pergunta.😀 No entanto, adianto já que só danço com um gajo no SL: o meu.🙂

  22. Fokas Says:

    Pronto..pronto..Cat…já não está cá quem falou!!!
    Estava obviamente a brincar. Mas gosto de respostas assim…francas e directas:-)
    Na vida como ela é…um dia quem sabe a gente se encontra!

    “Divirtam-se e não sejam mauzinhos uns com outros”*.
    *(In “Pensamento Taguense para newbbies à beira de um ataques de nervos”, Vol.I,2ª ed. revista e actualizada, Lisboa,Novas Edições Afrodite,2007, pps 33-34.)

  23. Othelo Ayres Says:

    Se a memória não me atraiçoa, acho que batemos o record de comentários a um post…

    Oh meus amigos, tanta discussão só porque os donos da casa decidem impor regras.

    Haja paciência…

  24. pedroferreira Says:

    Caros amigos, tudo na vida tem regras é certo e sabido que se não houver regras não existe certamente uma boa conduta, não estamos aqui a apontar o dedo a ninguem, simplesmente pedimos que se divirtam, escrevam,e disponham do bom humor sem que se passe dos limites da conduta, são todos bem-vindos a comentar e a expor as suas ideias desde que contribuam para uma comunidade sliana sã e saúdável🙂

  25. Fokas Says:

    Mano Othelo!

    obrigadinho. Obrigadíssimo. Óptimo – quatrocentas vezes óptimo!
    Aqui tens um avatar sério a valer, que nunca leu “O Capital”, não fala do depois, e trás o coração ao pé da boca! Não é muito normal nos tempos que correm…

    “As cartas são todas lidas. Antes, durante e depois. Cumprimentos aos nossos leitores.
    Mais tarde serão apreciados”. Mário Cesariny in “Pacheco versus Cesariny”,Lisboa, Estampa,1974, pp.153.

    PS: A censura é responsável pelo corte mas as gralhas são minhas e não são culpa do TP!… Olha o futuro que nos espera! Este folhetim foi inventado deliberadamente para dar cabo da saúde mental de todos os Taguenses!

  26. Summer Wardhani Says:

    Sabem ke mais ? É por estas e por outras ke vale a pena ter amigos como vocês!!!! Como diria o tp, luuuuuz ! Agora, dáva jeito os intelectuais começarem a por legendes pra gente ignorante e burra como eu – but I’m impressed ! LOLOLOLOL

  27. Piedro Ewing Says:

    Não sejas modesta Summer, se há coisa que és é precisamente o oposto dos adjectivos que aplicas, tu e todos os indivíduos desta fantástica comunidade bloguista. ( Note-se, isto é graxa pura; a bajulação é um elogio estratégico, que tem apenas um objectivo, prender a atenção do seu superior ou superiores. Hoje em dia, a bajulação é reconhecida, dá status e até já tem manual de instruções, LOL ).
    Quanto à luuuuuz do Tp tou muita desconfiado; acho que a táctica dele é mais a escuridão, para conseguir um enredo feminino tão vasto,😀
    Deves saber minha amiga que as legendas são apanágio de uma boa apresentação, vide, exemplo de conferências de pura intelectualidade. Já lá vão os tempos dos cartoons, e do Zé povinho,🙂.
    Um elogio a todos, fantástico o desenvolvimento deste post, e mais uma vez um obrigado muito especial a todos,😀

  28. CONVOCATÓRIA TAGUENSE « Tagus Friends Weblog Says:

    […] Por isso todos os TAGUS BEST FRIENDS estão oficialmente convocados para aparecer hoje. Já disse aqui as regras de conduta dum taguense e as responsabilidade dum Best Friends, hoje vamos falar de […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: