Resposta a comentários sobre “Second Life”

Era para apenas colocar um comment  numa notícia antiga a “alertar” deste fogo cruzado que se passou no expresso online ontem. Pois na verdade não resisti. Nem em responder ao userEX165563, nem em acabar por publicar aqui a minha resposta. Para que todos saibam. E que isso os incentive a fazer o mesmo… e fazer deste “Dossier” Expresso o “nosso” jornal SL.

Obrigado Gaia, pelas notícias. Passaste a ter uma nova leitora.

ps.  Margarita, agradeço desde já qualquer revisão de erros e incorrecções gramaticais que queiras salientar ;)

Caríssimo/a userEX165563Gostaria de lhe agradecer as correcções efectuadas nos comentários. Na verdade, não sou perfeita (poucos o são) e apesar de tentar ter alguns cuidados com a ortografia, muitas vezes incorro em erros de gramática, semântica, esquecimento e troca de letras (ou adição de outras) e afins. Parte destas incorrecções derivam de escrever sem olhar para o teclado, outras da pressa, outras de abreviaturas que se fazem, tal é o hábito de poupar nos caracteres de alguns comentários e SMS. E para mal dos meus pecados, não tenho o dom da escrita que algumas pessoas, nem trabalho directamente com algo que me implique uma escrita muito cuidada, mas gosto de escrever. E comentar. Prova disso é que um comentário meu tem muita vez o tamanho dum post, e os meus amigos já o sabem… não consigo escrever pouco, raramente faço preview… e depois sai o que sai. Azar. A mim não me incomoda, nem me incomoda que me assinalem os erros. Afinal assim aprende-se. Prova disso é o “Caríssimo/a”. Claro que vou ter outros erros e afins, mas enfim. Duplo azar. Mas já sei que conto consigo para os corrigir aqui, e com a maravilhosa Margarita para quando ela quiser, me corrigir no nosso blog. Se calhar vou seguir outro conselho e passar a escrever tudo em word primeiro.

Posto esta introdução (sim, era a introdução), tenho que lhe dizer que apesar de apreciar a sua revisão de erros, a minha resposta não será só sobre isso.

Se “discorda fortemente” do destaque dado à notícia, pois compreendo. Não se trata duma inauguração, dum projecto, mas sim de algo relacionado com a quadra em que nos encontramos. Se imaginar esta secção do expresso como um “telejornal”, imagine que esta é a notícia dos presépios vivos, dos banhos de Natal, das mil e uma histórias de jornais que não sendo na verdade “notícias” salientam aspectos do quotidiano e das nossas vidas… que todos gostamos de ler.
Se discorda do destaque dado ao tema… estamos a falar de Second Life ou do Natal? Afinal o Natal tem ocupado muito mais o tempo de notícias do que propriamente o Second Life. Se o nosso “SL” está na crista da onda para o equiparar ao You tube ou Google… pois acho que está a confundir demasiado as coisas. Como outro utilizador referiu, não podem ser comparados sites de pesquisa e/ou alojamentos usados por todos, com um mundo virtual baseados em pessoas, criações, relações, ideias e imaginação que de virtual apenas têm os bites e os bytes num servidor algures. Tudo o resto (as emoções, as intenções, as criações) podem ser bem reais. E nalguns casos, um bom teste para muitas realidades futuras. Quem sabe quantas realidades actuais possam já ter passado por um teste no SL ou noutro mundo virtual. Sim, porque se reparar numa notícia desta secção, existem mais. Parece que cada plataforma/sistema/empresa está a criar e/ou escolher um mundo virtual para se alojar, não necessariamente o SL. Não em vou alongar muito com isto (deixo este tipo de reflexões a “gurus” como a Gwyn ou o PaluP) mas é bom que entenda que estes mundos virtuais são cada vez mais o futuro. E irão aumentar de importância… por isso é melhor habituar-se a que sejam (cada vez mais) notícia.

Por isso convido-o a experimentar. Não sei se alguma vez já o fez. Tempo para isso deve ter, senão não dedicava tanto tempo a correcções ortográficas. Se não o fez, sinceramente não lhe reconheço qualquer autoridade para comentar este tipo de notícias ou assuntos, muito menos criticando quem lá vive ou trabalha (sim, existem pessoas a trabalhar full time no SL). Se o fez, pode não ter conhecido a verdadeira dimensão do SL. Nem eu com um ano de SL a conheci. Mas isso não me impede de lá viver, de gostar e ajudar todos aqueles que entram. Sim, porque como alguém disse, estar e viver no SL não é para todos. Muitos aparecem, notam que aquilo não é bem o que estavam à espera (para jogo online os gráficos podiam ser melhores, para fazer alguma coisa implica aprendizagem e relacionamentos, é preciso iniciativa e “hard work”) e acabam por desistir. E acabam a jogar PES, need for speed e outros do género. Que sinceramente a mim não me dão “pica” nenhuma.

Se alguma vez optar por entrar num mundo virtual (ou para poder criticar com conhecimento de causa, ou por algum motivo profissional ) e se escolher o “nosso” Second Life, anote o nome Afrodite Ewry. Estou sempre disposta a ajudar, seja aqui, seja in-world, em blogs, fóruns ou afins. Não sou perfeita nem sei tudo, mas aprendi tudo o que sei no SL à minha custa. Tenho orgulho nos meus projectos actuais e sei que tem valido a pena o tempo que dediquei a esta segunda vida. Lá dentro fiz amigos, lidei com situações, e aprendi diversas coisas que ultrapassam em muito o SL e se tornaram uma mais valia para a RL (real life). Como eu existem decerto muitos outros.
Por isso, em vez de criticar quem trabalha (seja lá em que vida for) pense um pouco naquilo que critica. Se quer mudar o mundo ou o Expresso, já pensou que pode ser o único com essa opinião? Porque não nos “deixa em paz”, a nós residentes do SL, e ao Expresso, que achou por bem criar um Dossier dedicado a estes mundos virtuais? Pense neste Dossier do Expresso como um telejornal dedicado aos residentes do SL, com notícias que interessam a milhares de portugueses. E não a si. Azar. A mim também não me interessam algumas das secções ou notícias do Expresso ou outros jornais, mas não tenho tempo SL e RL para me dedicar a comentar todas aquelas que me interessam. E também eu me registei no Expresso para efectuar um comentário a uma notícia do Second Life. E daí? Quando vemos uma notícia de algo que gostamos imenso, no qual estamos envolvidos, ou quando vemos que está a ser alvo de críticas, qual é o problema? O Expresso ganhou um novo utilizador e leitor online à conta do SL. Possivelmente muitos outros. Não é isso ter visão de captar um público que, entre leituras de livros, blogs e jornais, fartos de TV optaram por entrar numa segunda vida?

E deixe de criticar o que não conhece. Porque mesmo já lá tenha entrado, decerto não conhece as realidades noticiadas aqui. Uma nota de apreço por ter reconhecido que exagerou no tratamento ao jornalista em causa, e em algumas das suas expressões.

E já sei que me alonguei novamente demasiado neste comentário, que deve estar cheio de erros e incorrecções gramaticais mas enfim. Deixo-lhe a si e a outros a respectiva revisão. Eu vou fazer pela vida. Ou melhor, pelas minhas vidas.

Melhores cumprimentos,

Afrodite Ewry ”

7 Responses to “Resposta a comentários sobre “Second Life””

  1. Othelo Ayres Says:

    Amigos, aqui têm a minha resposta ao palerma do expresso.

    “Exmo. Senhor,

    Após leitura do seu comentário à noticia do enviado do Expresso ao Second Life, sou levado a concluir o seguinte:
    Em primeiro lugar, V. Exa. fala daquilo que não conhece. Ora, isso vindo de uma pessoa de tão erudita estirpe, fica mal, para não dizer que é de muito má educação.
    Em segundo lugar, deveria V. Exa. aceitar o convite endereçado para se inscrever no Second Life. Aceite, é um repto que lhe faço, explico porquê. Se a vista não me atraiçoa, o seu comentário data de 25 de Dezembro. Eu nesse dia, estava com a minha familia a comemorar um dia especial, o dia de Natal. Ora, se V. Exa. estivesse também com a sua familia em alegre convivio, não tinha tido tempo para infectar o Expresso com um espirro ranhoso da sua inteligência, insultando quem não conhece e que até o poderia ajudar. Sim, leu bem, ajudar. É que V. Exa. necessita urgentemente de ajuda para arranjar uma vida.
    Como dizem os nosso amigos ingleses “Get a life.”

  2. M2life Paravane Says:

    Aproveito a boleia e aqui vai o meu comentário ao dito (espero que se divirtam com o texto)🙂

    “Ex(celentíssimo) Senhor:

    Começo por dizer que descobri a reportagem que sabiamente Vossa Ex(celência) se permitiu comentar perfeitamente por acaso Eu apenas leio o 24 Horas a TV Guia e Gina (esta na casa de banho) e fiquei a saber que este pasquim até tem uma edição em papel Indo de encontro ao essencial apraz-me dizer-lhe Ex(celso) senhor que há muito tempo não lia um texto que correspondesse de forma tão cabal ao meu próprio pensamento Todas as pessoas de bem e sãos costumes católico apostólico romano sabem que foi este governo socialista o responsável pela queda da monarquia em 1910 e pela criação desse jogo de computador chamado Second Life Os Linden Labs não são mais que testas de ferro do rapazinho Socrates que até tem a arrogância de ter um nome igual ao de um discípulo de Platão Tem Vossa Ex(celência) o discernimento e a elegância de chamar ganzados aos jornalistas deste pasquim e meu irmão (posso tratá-lo assim?) permito-me salientar a aberração deste tal de José Antunes que circula por esse mundo virtual e que eu (muito sinceramente confesso e lhe peço perdão pelo facto) também frequento e por várias vezes me cruzei com a aberração O monstro (como o passarei a denominar) tem um nome que nem me atrevo a escrever uma mistura de movimento ecologista com ferramenta de bricolage Infelizmente e lamento dar tão desagradável notícia a Vossa Ex(celência) e desde hoje meu irmão eu também conheço a quase totalidade dos que escreveram comentários denegrindo o nome de Vossa Ex(celência) com palavras ofensivas diletantes e atrevo-me a dizer falsas O pior que o meu irmão pode pensar dessa verdadeira seita está longe de objectivar o que todos eles realmente são um grupelho de mal amados ignorantes drogados obcecados por sexo comunistas e crime lesa majestade alguns deles nem são benfiquistas Porque por ex(periência) própria sei muito bem o que se faz em second life e que pode ser resumido a três actividades sexo sexo sexo e muito raramente no Inverno atirar bolas de neve e no Verão fazer surf Todas as outras actividades são meras distracções de anarquistas que se atrevem a desenvolver projectos empresariais artísticos culturais formativos educacionais e pasme-se até se servem desse jogo de computador para acéfalos como muito bem frisou Vossa Ex(celência) e meu irmão de pensamento para estar a conversar com pretensos amigos (é claro com o único objectivo de mais tarde ou mais cedo fazerem essa coisa abjecta que é sexo) Aliás soube por fontes fidedignas que a Coca-Cola e a IBM estão a trair a grande nação Norte Americana pois foi também com o objectivo de fomentarem orgias entre os seus funcionários que entraram nessa aberração de Deus que é o Second Life A minha missiva já vai demasiado longa e sei que Vossa Ex(celência) como pessoa de elevados padrões morais e intelectuais não pode perder o seu precioso tempo a ler missivas neste pasquim electrónico e por isso subscrevo-me com elevada consideração desejando a Vossa Ex(celência) um santo Natal e que o demo nunca o tente a experimentar esse mundo virtual que é sua criação Este seu irmão e a partir de hoje leitor fiel M2life (nesse mundo mais conhecido pelo deselegante imbecil hipócrita e aberrante nome de M2)

    P.S. Ao ter prescindido da pontuação espero ter obviado a Vossa Ex(celência) o esforço de a corrigir no entanto muito agradeço que corrija os erros ortográficos”

  3. Afro Says:

    LINDOOOO M2222!!!! ADOREI….
    Ainda bem que não está ninguém aqui comigo no work… senão iam pensar que tinha endoidecido de tanto rir!
    ps. Tp, já percebi o que querias dizer com a tua barrigada de riso ontem!

  4. Afro Says:

    Othelo, também adorei a tua. Mas a desconstrução da do M2 (se a palavra não existir, eu registo a patente) fez-me “partir o côco” a rir…

  5. Fokas Says:

    Grande texto M2…Ainda não conheçe esse senhor, o que é que perversos avatares e messalinas devassas fazem mais na SL para além de dar erros de ortografia graves!:-))). Tanto puritanismo e tanto sexo. Enfim, não gosto mesmo de pessoas que que não sabem rir de si…

  6. playingmargarita Says:

    Irresistível, M2. Excelente iniciativa, Afro.

  7. Blue(Angel) Says:

    M2, fabuloso!!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: