Missa do galo

O caso da inglesa que tinha sido encontrada  morta  fora bastante badalado pela imprensa britânica. No “Escândalo em Portucalis”, como anunciavam as primeiras páginas dos tablóides londrinos a  compatriota era descrita  como uma moça tímida, secretária da direcção de uma  conhecida firma de “solicitors” da City , frequentadora de bares e “boites” algarvias. A família, ainda chocada com as notícias, não sabia porque razão a sua filha tinha escolhido um país do terceiro mundo para passar as férias. Tinha recebido apenas um postal de Vilamoura, mostrando umas praias maravilhosas e uma leve referência a um Joe, “O encanto das ilhas” que eles tinham entendido com sendo apenas um madeirense rico que ela tinha conhecido.

A inglesa tinha ficado apaixonada por Portucalis , era uma frequentadora habitual do Tagus Sea Club e ninguém levava a mal que a “bifa” passasse as tardes a fazer “topless” na piscina quase deserta do Tp e aparecesse depois a horas despropositadas sempre acompanhada por jovens e distintos vizinhos. Os habitantes conheciam as suas bizarrias e ninguém lhe recusava um sorriso nem uma brincadeira mais ousada, mesmo quando nas noites mais longas, o calor da cerveja ingerida no Bar do Imso transbordava pelos corpos. Segundo o testemunho de um deles, um tal Fidalgo, confirma-se que na noite anterior ao seu desaparecimento, a ruiva  tinha-lhe dirigido a palavra normalmente, apesar dele ter reparado que os olhos azuis se estavam a desbotar ligeiramente e que apresentava as pupilas dilatadas como se tivesse tomado um medicamento forte de mais para aliviar as dores de cabeça. 

Dia 24 de Dezembro, volto à  infância, fabuloso lugar de onde nunca saí. Depois da Missa do Galo recebo um estranho SMS:“Sonhos e Bacalhau. A Mermaid está aí por perto. Reunião amanhã ao almoço na sede da UEC. A Tokyoska  leva o bolo-rei. Abraços Old Spice”.

Pensei com os meus botões: Grande cardina…o Old Spice deve estar bem constipado.

Deitei-me inquieto e sem notícias da Elora. Qualquer coisa  não estava a correr bem.

Adormeci  e  quando acordei de manhã cedo, tinha o sabor agridoce de uma “Ceia Farta” e muita ginjinha à mistura. Despedi-me das manas e dos velhotes e rumei  rapidamente para Lisboa. 

Que assunto assim tão relevante queria o Old Spice discutir no dia de Natal, para juntar a Mermaid e a Tokyoska  neste filme? A Mermaid só a conhecia há poucos meses na SL. Sempre discreta e frequentando locais públicos, sabia apenas que passava os fins de semana perto das Caldas, que não tinha namorado e andava sempre armada com o seu portátil on-line. Nada que pudesse alguma vez ligá-la ao grupo do Old Spice.

Mas porque é que a Elora me estava a falar de uma P. que encontrara debaixo da macieira e  que transformara uma simples “t-shirt” numa tatuagem de tigre? Não era de certeza a Tokyoska que eu conhecera no Jamaica num período difícil da minha vida.

Havia no entanto uma peça que não encaixava bem e que me remetia sem saber porquê para os episódios dramáticos ocorridos  em pleno período delirante das exibições do “Guterrismo”.  Anos em que o império soviético se desfazia como um baralho de cartas, com o louco do Yeltsin a vender a prata da casa aos amigalhaços e a crise dos camaradas da “Rive gauche”, incapazes de controlar as dissidências internas no Partido assistindo à actividade  impune da máfia russa, que desembarcava todos os meses centenas de Ucranianas  por toda a margem sul, confundindo as famílias dos serenos militantes. ( Há de se continuar…)

3 Responses to “Missa do galo”

  1. Summer Wardhani Says:

    Ai ! Mais mais mais mais ! Eu leio e releio, e volto a reler… mas onde é ke andavas metido, hum ? Que talentos se andam a descobrir por estes dias !

  2. Othelo Ayres Says:

    O mistério adensa-se…

    Estou a seguir com muita atenção… Continua.

  3. Blue(Angel) Says:

    PerdesteaEl e issoé que me preocupa Fokas. Eu não quero trabalhar!!! E quero a mana!!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: