Deusas e Rainhas

Pronto… por muito que esse Arjuna seja um tipo baril, um blog com o titulo de Tagus, gerido por uma Afrodite remete-me muito mais para Tágides, deusas, rainhas, heroínas e coisas que tal.

E sendo assim, venho apresentar-vos… Hatshepsut. O meu fascínio por esta faraó – a primeira a arrogar-se o pleno estatuto de Deus Sol, até então direito divino apenas dos machos – vem de há muito. Pela coragem com que enfrentou tradições e preconceitos tão arreigados na época e local em que viveu. Pela inteligência com que foi desmontando conspirações e vencendo rivais, conquistando a simpatia dos sacerdotes (o mais eficiente “lobby” da altura). Pela paixão com que viveu a relação proibida com Sen-en-Mut, o “Mordomo” real e o entusiasmo com que apoiou e incentivou as artes.

Sucumbiu finalmente perante as tramas de Tutmés III, seu enteado e sobrinho. Inevitavelmente declarada “persona non grata”, o seu nome foi apagado dos monumentos onde constava, e poderia ter-se diluído na história, se não tivessem permanecido aqui e ali algumas pistas que nos elucidam sobre a grande mulher que foi. Aparentemente, morreu de morte natural… mas apesar de tudo a sua memória permanece entre nós, como uma das GRANDES MULHERES😀

Posted in SL. 7 Comments »

7 Responses to “Deusas e Rainhas”

  1. Afro Says:

    Pois é verdade… quem ler este blog vai pensar que somos um grupo de amigos que idolatram deuses e deusas.😉
    Pois o meu fascínio pela mitologia grega é evidente😉. Pela hindu, resume-se ao pouco que li numa colecção de livros para adolescentes. Por isso Portugal, estou “ávida” a aprender.
    Quanto à egípcia…ou melhor a Hatshepsut,apenas recomendo: a leitura da Wikipedia (a base do conhecimento da net hoje em dia); o romance de Pauline Gedge,”A Rainha do Nilo” (que li em livro condensado da SRD já vai pr uns valentes anos mas adorei)..leitura de cabeceira, mas o suficiente para suscitar o interesse. E com uma pequena pesquisa, valha-nos novamente a net, aqui fica a descrição do referido livro e como alguém que não conheço de lado escreveu no blog aquilo que costumo fazer quando gosto de algo. Ler,interessar,pesquisar,explorar, visitar?
    Pois…esta última parte é mais complicada. Será que já existe o Vale das Rainhas, ou o Vale dos Reis no SL?

    “O livro fala da sua infância, adolescência, do seu casamento com o seu meio-irmão, Thutmose II, como era vulgar nas famílias reais, da sua actuação como regente e da luta pelo domínio do poder. Tornou-se a primeira governante a usar a Dupla Coroa, ou seja, assumir a soberania sobre as duas regiões do Alto e Baixo Egipto, ao mesmo tempo que acreditava ter o poder de divindade e realeza.”
    (Blog http://cristinaseica.blogs.sapo.pt/6000.html)

  2. portugaldecosta Says:

    O minhazamigazaza…
    Nao habia nexexidade dum texto tao feminista nao e?
    Nao era prexiso!
    Qualquer dia…
    Ainda dizem que a Rainha Santa Isabel e um icone do feminismo!
    Balha-nos…
    Ainda por xima essa Hatcha qualquer coisa…
    Andava com…
    Com…
    O mordomo?!
    Mas que peximo exemplo!
    Ai! Ai!
    Ha-que preserbare a moralidade neste blogui!
    E se as criancinhas o leem?!
    O balha-nos…

  3. Summer Wardhani Says:

    Mmmm… acho ke vou escrever sobre a Mata-Hari !!! Aí sim depois haverá oportunidade de se preocuparem com as criancinhas !🙂

  4. Imso Says:

    oh, como diria a Summer, valha-me a deusa, se entre dueses e deusas aqui aparece inté o diácono, caraças, onde é que isto vai parar?

  5. Imso Says:

    Sim…que agora tb vos descobri, tb vou por a minha mitologia em dia para poder estar up to date com os vossos posts e coments e botar de minha justiça de vez em quando.
    beijos e abraços

  6. Afro Says:

    Portugal: mas afinal qual é o mal de andar com o mordomo? Não seria a primeira nem a última😉
    Summer: Olha que a história da Mata Hari seria um bom contributo para os nossos desvarios!
    (ps. que tal um dia organizar-mos no SL uma representação (histórica) da vida das nossas heroínas e deusas?))
    Imso: este é sem dúvida o blog mais mitológico do SL. Bem vindo..e tu “de que lado” estás?… das Deusas ou dos mortais (que as idolatram)?

  7. Imso Says:

    Ai Afrodite…Eu sou gaijo, e como tal um mero mortal…E tenho uma deusa com um carisma do tamanho do mundo para idolatrar mesmo…
    Talvez um dia entendas, talvez não…
    Mas deixo-te descansada…não és tu…desculpa.
    /me arroja-se aos pés de Afrodite e pede-lhe perdão por não ser a deusa que ele idolatra.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: