Second Life, porquê?

Caros amigos,

A first life não está facil, já todos o sabemos, mas…

O que fazemos nós nesta vida virtual?

Que buscamos nestas nossas viagens pela noite dentro ao encontro de pessoas de diferentes destinos, com diferentes linguas?

Fui confrontado, por mim próprio, à dias com estas duas questões e…, assumo que nao me é fácil responder a elas e acredito que também não será fácil para alguns de vós responder. Mas gostaria de ouvir de vós essas respostas, se fizerem o favor de aceitar este desafio.

Pela minha parte, digo-vos que me movo bastante pela curiosidade, pela inovação. Talvez sejam essas as principaia razões que me convenceram a experimentar este mundo. Por outro lado, sempre senti a necessidade de conhecer novas pessoas e ouvir falar dos seus paises, cidades e ruas.

Uma das situações para as quais eu não vinha especialmente vocacionado relacionava-se com as questões sentimentais, não necessitava disso, tinha e tenho uma vida estável e feliz, na medida do português médio. Mas com o passar dos dias o envolvimento com algumas pessoas com as quais fui travando conhecimento, em virtude da confiança que fomos depositando uns nos outros, me revelaram sentimentos, problemas, sonhos e desilusões.

Por essas pessoas fui desenvolvendo sentimentos que de virtuais começavam a ter muito pouco e que me colocavam questões e sentimentos que, confesso, não estava preparado para responder e sentir.

Reparem que eu chamo sempre pessoas e não avatares. Para mim não existe o boneco, ele é um instrumento, uma metáfora daquilo que as pessoas gostariam de ser ou de parecer, há-os para todos os gostos, mas para mim o fundamental são as pessoas por trás dos bonecos e são essas que me dão gozo descobrir…

Bom não vos maço mais…, fica o desafio e uma frase de uma grande amiga minha…

O mundo é virtual, o boneco não existe…, mas a mente que o controla é bem real e sente as emoções do avatar como se fossem as dela própria”…

Fiquem bem.

2 Responses to “Second Life, porquê?”

  1. Summer Wardhani Says:

    GRANDES kestões na verdade, Othelo… à volta das quais é tão fácil teorizar e racionalizar, tecer conceitos e juízos de valor. Mas in-world como off-world… só sabe kem está no convento (ou algo do género, hehehehe)

  2. portugaldecosta Says:

    Caro Othelo, parabéns pelas tuas reflexões!

    Tal como tu, estou constantemente a ser surpreendido com a carga emocional do SL.
    Não estava preparado para isto!
    A velocidade a que os relacionamentos se desenvolvem na SL é estonteante!
    Como tu bem escreveste, o avatar é só uma projecção .
    O que nós temos na SL são mentes em diálogo directo, sem os condicionalismos do mundo físico e social.
    Bem, tirando as questões do acesso a rede, as quedas e os atrasos (vulgo “lag”) – grrr…

    Na minha opinião, a possibilidade das mentes se poderem exprimir mais livremente e directamente umas com as outras é o que explica a velocidade e a intensidade das emoções.
    Ainda por cima, aqui podemos contactar com muitíssimo mais gente do que na RL!
    Na SL não há distancia;
    as mentes, em geral, estão mais abertas aos contactos;
    e também não há tempo!
    (Mas alguém liga ao tempo SL?
    Nós podemos por o Sol com a altura que quisermos!
    Senão sabieis, fosseis a aula do M2 no Portucalis!) :p

    Até aquela questão, que tantas vezes temos na RL:
    “se eu tivesse uma 2a oportunidade…”
    também é eliminada na SL!

    Aqui as possibilidades são infinitas!
    Podemos ir para outros lugares…
    Há sempre mais alguém que poderemos conhecer…
    O até…
    Arranjarmos outras identidades ad infinitum!

    EPA, MAS PORQUE RAIO A SL NAO EXISTIA HA MAIS TEMPO?!😉

    PS: Othelo, não maças nada man!
    Ve lá se escreves mais!
    Grande prosa!
    Já agora, por acaso apresentas-me a essa tua amiga?
    Para ela dizer isso, deve ser uma pessoa fantástica, muito interessante e inteligente!


Leave a Reply

